TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

LEONARDO COSTA VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –

– OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

Belo Horizonte

2016

LEONARDO COSTA VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –

OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório I (100 horas)

Professor Orientador: Sivia Figueiredo

Tutor a distância: Gisele Dias da Silva

Tutor presencial: Simone Medeiros Sobrinho e Silva

Pólo de Apoio Presencial: UNOPAR CENTRO

Belo Horizonte

2016


1- ESTUDO DE ARTIGO

O artigo aborda a transição do aluno do 5º ano para o 6º ano. O autor faz uma breve análise de como o aluno se relaciona com a escola e seu entorno, com a disciplina de História, com seu professor e o material didático escolhido.

        O mesmo aborda que para o aluno é complicado a mudança, pois eles saem de um sistema onde havia apenas um professor como referência e de repente vários professores, cada um especialista em uma área, com uma dinâmica diferente, começa a fazer parte do seu cotidiano.

        Primeiramente cita como exemplo o processo escolar do Paraná, onde o Município é responsável pelo ensino do primeiro ao quinto ano e depois disso a responsabilidade é do Estado. Ele ressalta que a mudança é realizada sem uma parceria e continuidade pedagógica e que não existem projetos de articulação entre Estados e Municípios.

        O autor dá exemplos da fala de alguns professores que, de certa forma, amedrontam os alunos que irão fazer a transição, como se o novo fosse algo ruim. Esses alunos se deparam com uma nova realidade, onde os professores muitas vezes não sabem o seu nome. A relação entre o professor do primeiro ao quinto ano é diferente, mais próxima. Enquanto que no Estado a relação professor e aluno é mais distante.

        Essa mudança aponta um baixo rendimento dos alunos que estão passando por essa transição. O aluno começa uma vida escolar praticamente do zero. Passa por um novo processo onde é realizado diagnósticos para saber seu nível de aprendizagem. Isso, segundo o autor, demonstra uma relação de desconfiança entre as redes de ensino.

        Acredita-se que os professores da quarta para quinta série deveriam se preocupar em preparar os alunos para a mudança. Que os conteúdos lecionados dialogassem com aqueles que estão por vir. Desse modo a mudança não seria tão repentina e os mesmos não sentiriam tanto as mudanças.

        Investigaram o ensino de História dos professores das séries iniciais e dos professores especialistas dos anos finais do ensino fundamental, na perspectiva de entender como a história é ensinada. Observa-se que os professores das séries iniciais não tiveram contato com a História ciência, visto sua formação em Letras e Pedagogia. Mas como todo ser humano, participa da história por estar envolvido em seu processo.

        Sobre a relação com o livro didático, o autor afirma que a aula de História se concretiza por aquilo que está no texto, ou seja, no livro didático. Ressalta que dentro da composição das aulas os alunos manipulam bem o livro e que os professores o utilizam no planejamento seguindo a organização cronológica do mesmo.

        O livro didático é a figura central do processo de ensino-aprendizagem da história em sala de aula. O livro não apenas serve como uma fonte de consulta, mas delimita as informações que o aluno deve reter, pois as atividades propostas são baseadas em conteúdos contidos no mesmo.

         O conhecimento prévio dos alunos e a capacidade de inferências são características desprezadas quando o livro didático é utilizado como única fonte de referência, tornando-se uma mera absorção de conhecimentos positivos sobre o passado. O professor se torna o símbolo máximo do saber, onde apenas uma resposta é correta, descartando a subjetividade presente na fala dos alunos.

        Dessa forma, o autor diz que o conteúdo é dado de forma fragmentada e a subjetividade da aprendizagem do pensamento fica perdida. Segundo ele, ensinar história como algo pronto e acabado pode levar a um ensino que não desenvolve alunos críticos e capazes de resolver os problemas da vida prática.

        A busca por outras ferramentas de ensino e a consideração do que o aluno traz de bagagem é importante para a formação de um cidadão crítico, capaz de analisar e fundamentar suas posições. Restringir-se ao livro didático retira do aluno a possibilidade de questionamento, pois é algo engessado. Onde existe apenas duas opções: certo ou errado.

2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Nome da escola: Escola Municipal Secretário Humberto Almeida

Endereço: Rua Areia Branca, 03 – Ribeiro de Abreu

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual (   )   Municipal ( x )   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã ( x )   Tarde ( x )   Noite ( x )  

Séries ofertadas: 6º ao 9º e EJA

Número de alunos: 678

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

Ambientes físicos

Salas de aula (quantas): 11

Secretaria ( x )         

Pátio interno (   )

Pátio externo ( x )

Quadra coberta  ( x ) Quadra aberta ( x )

Refeitório ( x )

Cozinha ( x )

Sanitário feminino ( x )

Sanitário masculino ( x )

Sanitários para professores ( x )

Biblioteca ( x )

Sala de vídeo e TV ( x )

Sala de leitura ( x )

Laboratórios ( x ) especificar: informática

Outros: Sala de artes, Sala de coordenação, Elevador (acessibilidade), Sala de PSE (PROGRAMA SAÚDE ESCOLA)

Materiais:

Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: 350 mesas e cadeiras

Quadro negro (   )

Bebedouros ( x )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (89.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com