TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.745 Palavras (27 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 27

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 4º SEMESTRE

CRISTIANO DE ALBUQUERQUE GRANJA DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

ILHÉUS

2017

CRISTIANO DE ALBUQUERQUE GRANJA DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório I – 4º Semestre (100 horas).

Orientador: Profa. Fabiane Luzia M. Santos

Tutor a distância: Janaina dos Santos Correia Rodrigues

Tutor presencial:

Pólo de Apoio Presencial: Ilhéus

ILHÉUS

2017


  1. ESTUDO DE ARTIGO

 

“Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental.”

Na fase de transição das séries iniciais para as séries finais do ensino fundamental, mais precisamente do 5º ano para o 6º ano acontece de um modo abrupto, pois o aluno é introduzido a uma nova realidade sem nenhum preparo prévio. Isso consiste em série de consequências de varias natureza na vida do educando, inclusive no aprendizado da disciplina de História, precisando assim de medidas que possam amenizar o impacto dessas mudanças.

 No nosso sistema educacional é estabelecido que os municípios cuidem da primeira educação. Já ao estado fica incumbido do ensino fundamental II. O aluno ao transitar por esses dois distintos mundos se deparam com muitos obstáculos e conflitos, neste período de passagem do 5º ano para o 6º ano é nítido que os alunos não estão preparados para tais mudanças e nem mesmo a escola e os professores.

Nesse novo momento aumentam a demanda para alunos, o que devem ser levado em conta pelos professores e a instituição escolar, no intuito de prestar um melhor serviço pedagógico, pois trata-se de um período onde de fato, existe medo e tensão, no que se refere ao aumento do numero de professores, cada um para cada disciplina, no relacionamento entre eles e na organização das disciplinas e seus horários e aliado a tudo isso estão passando pelo processo da puberdade, um período muito difícil onde há também um a transição, onde esta deixando de serem criança e entrando na adolescência.

Todas essas questões que envolvem a mudança de um sistema para outro, traz consequência também para o ensino da disciplina de história. O educando se depara, numa situação, onde antes ele tinha o professor utilizando-se de ferramentas mais simples, para fazer com que compreendesse o processo histórico, já agora o ensino de Historia, passa por uma mudança radical, onde o professor deixa de ser aquele “contador de história”, o que torna a aula mais atraente, e passa ser aquele que direciona a História para o lado científico da disciplina, onde não basta construir mentalmente a História, é preciso construir o pensamento crítico, através da história crítica, ou seja, o professor precisa mostrar que eles estão inseridos no processo histórico, o que é muito complicado, já que, além deles possuírem o pensamento lógico imaturo, eles também estão desmotivados, diante dum novo momento que estão vivendo, motivação esta, que é fundamental no processo de aprendizagem.

Diante de tantas dificuldades algumas medidas devem ser tomadas. É imperativo que haja uma mudança no sistema educacional, no sentido de que exista uma melhor articulação nos âmbitos do ensino fundamental, que a criança tenha um contato anterior com que lhe espera posteriormente afim de já ir se familiarizando e que os professores adquiram novas metodologias, que possam tornar suas aulas mais dinâmicas e mais atraentes. E desta forma diminuir o impacto dessas mudanças.

2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA  

2.1 - Dados de identificação 

Nome da escola: Escola Municipal Themístocles Andrade

Endereço: Rua Sta. Luzia S/N, Teotônio Vilela

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual (   )   Municipal ( X  )  Particular()  Horário de funcionamento: Manhã ( X)   Tarde (X)   Noite ( X)   

Séries ofertadas: 6º ao 9º ano

Número de alunos: 898 alunos

2.2 - Estrutura física e material escolar

Ambientes físicos:

Salas de aula ( 10)

Secretaria ( S  )         

Pátio interno ( S )

Pátio externo (S )

Quadra coberta  ( N ) Quadra aberta (N)

Refeitório ( N )

Cozinha ( S )

Sanitário feminino ( S )

Sanitário masculino ( S)

Sanitários para professores (S)

Biblioteca ( S)

Sala de vídeo e TV (N )

Sala de leitura ( N)

Laboratórios (S) especificar:  Laboratório de Informática

Materiais:

Mobiliário tipo e quatidade se carteiras e cadeiras:330 carteiras univérsitárias

Quadro negro ( S)

Bebedouros ( S)

Mimeógrafo ( S)

Copiadora  (S)

Televisão ( S ) quantas (3)

Vídeo ( S ) quantos(1)

Dvd ( S ) quantos (1)

Aparelho de som ( S) quantos (3)

Computador com acesso para os alunos(S ) quantos (13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (288.4 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com