TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia De Mercado

Dissertações: Economia De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos básicos.

Curva de demanda.

A curva de demanda mede a quantidade que os consumidores escolheriam consumir nos diferentes níveis de preço.

A curva de demanda é negativamente inclinada, pois quando o preço de um produto aumenta, a quantidade que os consumidores demandam diminui, ceteris paribus.

Exemplo

Se temos a demanda por um determinado bem dada pela equação, D= 80 – 20p.

Fica claro, que se D é quantidade demandada, e p o preço, quando este sobe, D tem que diminuir, permanecendo tudo o mais constante.

Curva de oferta.

A curva de oferta mede a quantidade de produto ou serviço, que os agentes econômicos estariam dispostos a fornecer nos diferentes níveis de preço.

A curva de oferta é positivamente inclinada, pois quando o preço de um determinado bem aumenta, os agentes desejam ofertar mais deste bem.

Exemplo

Tomando a oferta de um determinado produto dada pela equação; O = 40 + 20p. Onde “O” é a quantidade ofertada, e “P” o preço, fica evidente que quando P cresce, “O” tem de crescer,ceteris paribus.

Condições para o equilíbrio do mercado

Para o mercado de um bem entrar em equilíbrio é necessário que a quantidade que as firmas ofertam seja igual a quantidade que os consumidores demandem. Como também é condição necessária, que o preço que os consumidores estejam dispostos a pagar, seja igual ao preço que os ofertantes desejam vender este bem.

Graficamente, o ponto de equilíbrio é o ponto onde a curva de demanda intercepta a curva de oferta. Neste ponto, encontramos o preço e quantidade que equilibra o mercado.

Exemplo de equilíbrio de mercado.

Tomando tanto a equação de oferta como a de demanda apresentada nesta aula, temos que para encontrar o equilíbrio, D=O, isto é, algebricamente, temos; 80 – 20p = 40 + 20p, resolvendo para P temos P* = 1, substituindo P em qualquer uma das equações, temos Q*= 60.

Equilíbrio e eficiência de Pareto.

A situação de equilíbrio de mercado é eficiente no sentido de Pareto, pois, em equilíbrio não existe forma de melhorar a situação de algum grupo, sem prejudicar algum outro grup

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com