TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Tecnicas Da Negociaçao

Pesquisas Acadêmicas: Economia E Tecnicas Da Negociaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

O ato de negociar é um processo muito comum em nossa vida e, portanto o diverso estilo de negociação faz com que acabe se tornando uma relação baseada na necessidade da sociedade. Devido às mudanças que cada vez, mas são continuas no mundo sendo, a principal causa delas a globalização saber negociar com cada tipo de pessoa pode ser um dos fatores, mas importante na hora de fechar negocio.

Cada pessoa possui o seu estilo próprio de negociar, mas nem sempre sua visão sobre certo assunto será bem aceita, diante disso é importante saber analisar, planejar e criar certas habilidades para chegar ao objetivo principal, mas caso isso acabe tendo alguma implicação é necessário para o negociador procurar ter um foco maior e ser objetivo de forma clara e curta, além, de tudo o mesmo deverá ter autoconfiança em si.

Existem vários tipos de negociadores muitos autores tentaram explicar de forma diferente as varias maneiras de se negociar, mas, sobretudo todos se baseavam que para uma boa negociação o conhecimento é fundamental principalmente o da literatura, pois este indica o comportamento de analise de mundo, estando esse ligado a quatro estilos básico de negociação: o controlador, o confrontador, o amigável e o ardiloso mas a principal função disto é saber determinar as circunstancias para tentar qualificar de forma correta e abranger todos os aspectos relevantes da situação.

1. Roteiro de preparação para negociações salariais

Como é de seu conhecimento trabalho na empresa por um bom tempo durante todo esse período procurei me qualificar, pois minha área cada vez, mas cresce dentro do mercado, além de continuar encarregado das minhas tarefas habituais estou tendo novas responsabilidades onde as mesmas exigem maior tempo de trabalho, contudo sinto que estou tendo grandes conquistas junto da empresa e cogito a possibilidade de um aumento salarial.

Diante da resposta negativa de seu chefe o colaborador naquele momento permaneceu sereno ao ouvir a resposta onde de forma clara e objetiva começou outro dialogo mostrando, mas uma vez suas conquistas dentro da empresa, mas agora com base em dados, sobretudo em seu rendimento positivo e de seu setor de atuação, surpreendendo o mesmo onde de forma quase simultânea passou a analisar de forma mais ciente todos aqueles dados que foram passados e sua resposta final ficou para o outro dia.

O colaborador tendo visto a mudança de opinião do patrão, isto é, o fato de sua contra proposta não ser negada e sim analisada, fica satisfeito ao ver seu bom desempenho; O chefe deu ao funcionário a esperança de que o desejo do aumento de seu salário seja possível e também simbolizando a consideração dos resultados apresentados diante ao chefe, perante a reação do chefe o funcionário fica contente.

2. Definições de negociação

De acordo com Autor Welinton dos Santos, negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios; dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.

Já no texto, Sua Mente, traduzido por Navil García Alfonso, Nas Técnicas de Negociação, as táticas definem ações particulares que cada parte realiza na execução de sua estratégia. Enquanto a estratégia traça a linha geral de atuação, as táticas são as ações nas quais se concretiza essa estratégia. As táticas podem ser classificadas como de desenvolvimento ou de pressão. Na tática de desenvolvimento há limites e a estratégia já é concretizada sem querer supor a um confronto entre as partes, mas na de pressão como o próprio nome já diz é onde uma parte tenta se beneficiar de algo tentado enfraquecer a do outro.

Eliana Pessoa diz que a negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.

Miranda (2000: 18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.”

3. Conceito de negociação

Atualmente estamos rodeados de conceitos informações sobre negociações, onde cada indivíduo tem sua definição própria, sua maneira de lhe dá com os negócios. Então, partindo do texto: definições de negociação, proposto pela Etapa 2, passo 1, percebemos que o conceito: “negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” (FISHER, 1985), é uma definição ampla e de fácil compreensão, onde esse processo busca um acordo satisfatório, uma decisão entre as partes, ou seja, visando atender os interesses das pessoas.

Através desse conceito podemos trabalhar de forma objetiva em uma negociação, pois as pessoas, quando se depara com uma negociação, tende a assumir uma das seguintes posturas: afável, tentando ser amistosa com a outra parte, ou então, vulnerável diante daqueles que adotam uma postura mais rígida; ou é do tipo “durão”, áspero, não muda sua posição por nada, e, com isso, tenta vencer o jogo da negociação, mas pelo método da força bruta. Em ambos os casos, as negociações podem até produzir acordos, mas esses talvez não sejam o mais aceito para se chegar á uma decisão ganho-ganha.

Para realmente ser um bom negociador precisamos usar os processos da comunicação (ouvir e falar), evitar o uso de ameaças no processo de negociação, advertindo claramente que os bons negociadores raramente recorrem a elas, ter o cuidado e ser esperto com aquelas pessoas que não aceitam negociação, diante desses fatos é necessário ter alguma tática, como por exemplo, adotar a lei do silêncio, propor algumas perguntas, tentando questioná-lo,e principalmente utilizar alguns princípios que facilite a conversação, como afirma Bruce Patton: separar as pessoas dos problemas; concentra-se nos interesses e não nas posições; criar possibilidades antes de fechar um negócio e ser objetivo em seus critérios.

Nesse grande meio de conversação chamado negociação é preciso ter-se cuidado, ou seja, ter uma estratégia de negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com