TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Oriente médio

Trabalho Escolar: Economia - Oriente médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Economia

Praticamente todo o Oriente Médio tem grandes dificuldades para a obtenção de água, o que dificulta enormemente a agropecuária. Apesar disso, devido à baixa industriali­zação e à pequena urbanização, a atividade econômica predomi­nante na maior parte dos países da região, levando-se em conta a área ocupada e a população em­pregada, é a agropecuária (sob o ponto de vista da geração de ri­queza, o petróleo se destaca).

A aridez do clima determina a necessidade do aproveitamento intensivo das regiões natural­mente mais úmidas, como o lito­ral mediterrâneo e os vales fluviais. A maior parte da água consumida na região é utilizada na irrigação, mas, como o uso dessa tecnologia é caro, muitas regiões não dispõem desse recurso para obter uma boa produtividade agrícola. Com isso a produção de alimentos fica comprometida e a agropecuária não se desenvol­ve.

No Oriente Médio, de forma geral, a industria­lização é pouco desenvolvida. Nas grandes cida­des e principalmente nas capitais surgem alguns ramos industriais, em sua maior parte tradicio­nais, sendo os mais importantes o alimentício e o têxtil (originado da tapeçaria e tecelagem artesanal). A produção e a qualidade dos tapetes de lã produzidos manualmente no Irã, Iraque e Afeganistão são mundialmente conhecidas e al­cançam elevado preço. Alguns países apresentam uma certa diversificação industrial, como Israel (química e bélica], Turquia (cimento, fosfatos e si­derurgia], além do Irã e do Iraque (automobilística e siderurgia], mas nenhum deles está entre os mais importantes do mundo em nenhum produto.

O petróleo é o maior propulsor da indústria re­gional. A maior parte dos países exploradores de petróleo no Oriente Médio faturou várias centenas de bilhões de dólares com exportações desse pro­duto nas últimas décadas; mesmo assim seu futu­ro econômico é incerto, pois os investimentos em infraestrutura e melhoria das condições de vida da população foram baixos, sem contar os que di­lapidaram o patrimônio com as guerras, como, por exemplo, Irã, Iraque e Kuwait.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com