TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distância

Trabalho Universitário: Educação A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Um pouco sobre Educação à Distância

O uso do computador, e mais recentemente da Internet, está presente em quase todos os aspectos da vida moderna: bancos, lojas, supermercados, ambientes de trabalho, eletrodomésticos e lazer. De diversos modos, o computador vem ampliando a capacidade das funções cognitivas humanas e mudando a maneira do homem pensar sobre o mundo e sobre si mesmo.

Prover meios de acesso à informação a professores e a alunos, usando a tecnologia disponível, parece ser uma das saídas para as atuais demandas educacionais, ou seja, um meio de modernizar as relações entre escola e sociedade.

Pensadores contemporâneos, como Pierre Lévy (2000), com os olhos voltados para o impacto causado pelas novas tecnologias, estão apontando para o ensino aberto e a distância, como uma solução para as demandas de educação da sociedade contemporânea.

Segundo Lévy (2004), a experiência do homem contemporâneo não pode ser compreendida sem considerar as suas relações com a informação e a imagem. Hoje mais do que nunca, a educação e o acesso a ela estão determinados pelo acesso à informação. O ensino a distância não é algo novo; ele aparece hoje instrumentalizado mais poderosamente pelo uso dos computadores e da Internet.

O uso da mídia eletrônica é um diferencial em relação às tecnologias empregadas nas experiências iniciais de ensino a distância (onde são utilizados mídia impressa e telefone), por oferecer recursos que aliam a capacidade de processamento, armazenamento de dados e utilização de multimídias; à interatividade e às possibilidades de comunicação da Internet.

Atualmente, a tendência que se observa na Educação a Distância (EaD) é a utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Nesses ambientes encontram-se reunidas ferramentas para comunicação (correio eletrônico e mensagens instantâneas), para colaboração (fóruns e salas de bate-papo) e para compartilhamento de recursos (links que dão acesso a diversas mídias de comunicação). A plataforma CEDERJ é um exemplo de AVA.

Educação a distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Em alguns casos, é pedido ao estudante que compareça em determinados locais para realizar a sua avaliação, ou para sessões presenciais. A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias e suas possibilidades ampliadas pela tecnologia tornaram-na uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço.

O professor como mediador

Na EaD o professor, na figura do coordenador de disciplina e do tutor, atua como mediador de aprendizagem, isto é, são aqueles que ajudam a estabelecer uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação. Em EaD, esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre educador e aprendiz, entre diferentes participantes, entre participantes e seus sistemas e entre o participante e seu contexto.

Como estudar a Distância

Ser um aluno a distância não significa apenas unir ação e reflexão, teoria e prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com