TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Ensaios: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

ARIQUEMES: Educação inclusiva uma realidade da Escola Professor Levi

Educação. Acessibilidade. Transformação do “SER” como cidadão comprometido e consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade. São esses os objetivos que a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Levi Alves de Freitas, localizada no Bairro Parque das Gemas, na Avenida Diamantes, sob a Direção da Educadora Simone Giacomelli e a Vice Aurizete Vinagre de Lima.

A Escola tem conseguido fazer a diferença na educação dos seus 950 alunos do 1º Ano a 8ª Série, e Educação de Jovens e Adultos – EJA – da 1ª a 4ª Etapa.

De acordo com as coordenadoras Pedagógicas Letícia Pereira Gonçalves e Gislaine Vicente Bento, e Orientadoras Silvana Silveira e Nadia G. Teixeira, o corpo docente vem se destacando pela capacidade de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa, o que possibilita aos alunos o conhecimento.

A Diretora Simone Giacomelli, ressaltou que a Escola oferece atendimento especial para os alunos com necessidades especiais, que possui Sala de Recursos e rampas de acesso. Os atendimentos voltados a essas crianças são realizados por um profissional habilitado em educação especial, com a ajuda de estagiários.

A Escola promove também projetos de Leitura, uma viagem a imaginação; Programa de Eficiência Energética – PROCEL –; Artes na Escola; Ciclismo e Atletismo; e, Mais Educação, que atende mais de 120 alunos nas Oficinas de Letramento, Matemática, Fanfarra, Karatê e Capoeira.

“É por meio desses projetos que conseguimos obter melhores resultados nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB –, que mostram os avanços que tivemos na qualidade da educação”, diz a diretora.

FONTE: ASSESSORIA - PMA

Todo conteúdo desta matéria jornalística é de total responsabilidade de seus idealizadores.

Materiais acessíveis

A tecnologia assistiva engloba estratégias, materiais e serviços para dar às pessoas com deficiência as habilidades necessárias para executar diferentes tarefas. Conheça alguns materiais mais comuns - parte deles pode ser feita na própria escola

- Engrossador de lápis: pode ser feito com materiais de baixo custo como o EVA e permite que pessoas com dificuldades motoras manejem um lápis.

- Pranchas de comunicação: são utilizadas para a comunicação com pessoas que apresentam dificuldade para falar ou escrever. Podem conter desenhos, letras, números ou símbolos e têm diversas utilizações, como tratar de sentimentos e fazer atividades pedagógicas. Podem ser impressas em papel comum e coladas em papelão, plástico ou madeira e utilizadas de forma móvel ou fixa nas mesas e também nas paredes da sala.

- Pastas e fichários: na mesma lógica das pranchas, agrupam imagens que servem como estímulo para a comunicação. Aqui, além de desenhos e símbolos, é possível reunir fotografias. É importante estar atento para a manuseabilidade dos materiais, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com