TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para os direitos humanos

Por:   •  26/4/2015  •  Seminário  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

Educação para os Direitos Humanos- 1964: O Início das Sombras.

Introdução

Meio século transcorrido do início de um período sombrio que assolou a sociedade brasileira por mais de duas décadas. Muitas feridas ainda estão abertas e cicatrizes expostas, sejam elas das famílias dos torturados, desaparecidos, mortos pelo regime militar ou das chagas abertas no coletivo social e nas instituições, que tendo as liberdades democráticas cerceadas, padeceram e ainda hoje se deparam com resquícios da autocracia bonapartista, que é a união entre a elite burguesa e as forças militares.

A longa noite em nossa incipiente história de democracia requer ainda muita reflexão acerca de seu real alcance e de seu enraizamento em nossa sociedade, tanto em nossas instituições quanto no ideário das pessoas. Afinal, são cinqüenta anos do seu início e três décadas de seu término.

Suas manifestações deram-se nos mais diversos âmbitos: social, político e econômico, assim temos uma problemática ampla que espraiou-se  e infiltrou-se nas entranhas de nossa sociedade.  O regime ditatorial exerceu a violação dos Direitos Humanos como condição principal para sua existência e manutenção enquanto regime totalitário.  Repressão, supressão do direito de greve, prisões, assassinatos e desaparecimentos de opositores, censura e não só a manutenção, mas o aprofundamento das desigualdades entre a elite e os trabalhadores, foram conseqüência das políticas econômicas e do arrocho salarial.  

Paradoxalmente, no ano de 1966, em pleno regime militar, o Brasil tornou-se signatário do Pacto Internacional dos Direitos Civis, Sociais e Políticos num contexto de total violação dos direitos sociais mais básicos, utilização da violência e do terror de Estado impondo o controle social através dos meios repressivos mais truculentos.

Buscar a compreensão do passado recente em que a Democracia e os Direitos Humanos foram tão atacados, faz parte de um processo de apreensão crítica da história a fim de consolidá-los em nossa sociedade.

A educação com a propositura de fortalecimento de ideais democráticos e da valorização dos Direitos Humanos deve trazer à baila, de forma crítica, as manifestações antidemocráticas, analisa-las e compreendê-las para que seu fantasma seja devidamente afastado de nosso meio.

         O processo de redemocratização iniciado na década de 80 e baseado no ressurgimento das greves dos metalúrgicos, das manifestações políticas, das lutas por terra terão como produto a formação de uma Constituição Democrática (1988) e no bojo dessas transformações sociais, fortificou-se a luta pelos efetivação e universalização dos Direitos Humanos. Nos últimos anos, os Direitos Humanos ampliaram seu campo de abordagem e engendraram na esfera educacional, enquanto Educação em Direitos Humanos.

Tal processo tem o potencial de contribuir no combate à extrema desigualdade social ao efetivar políticas de ampliação dos direitos constituintes de uma sociedade a ser pautada na igualdade.

A Educação para os Direitos Humanos prima pela contribuição para uma educação voltada para a democracia e cidadania e pelo comprometimento com a cultura de paz e a total oposição à  toda forma de violência.

Justificativa

Vivemos em um país que tenta consolidar a democracia e todas as beneficies que ela traz em seu aparato social. Temos, a partir daí, o fortalecimento da liberdade civil, da liberdade de manifestação, e valores de tolerância, respeito, solidariedade, fraternidade, justiça social, inclusão, pluralidade e sustentabilidade.

A educação tem papel relevante no processo de efetivação dos ideais democráticos, pois é balizada em princípios progressistas como: Dignidade humana; Igualdade de direitos; Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; Laicidade do Estado; Democracia na educação; Transversalidade, vivência e globalidade e Sustentabilidade socioambiental.

Os princípios arrolados acima, em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, devem integrar a educação formal e informal, mas fundamentalmente, perpassar diversos momentos educativos no ambiente escolar. Do currículo às mediações cotidianas no ambiente escolar, tais princípios são inegociáveis.  O trabalho deve a partir do diálogo interdisciplinar enfocando a construção de valores éticos e voltado para toda a comunidade escolar: estudantes, professoras, funcionários, direção, pais e mães e a comunidade local. Afinal a democracia e os Direitos Humanos perfazem um arcabouço bastante favorável para pensarmos as transformações sociais.

A formação em Direitos Humanos crítica, ética e política, orientada por valores humanizadores, além de crítica aos valores absolutos e totalitários, reflete acerca dos diferentes contextos sociais, culturais econômicos e políticos. Também interfere na participação da sociedade civil e respeita a diversidade cultural e étnico racial, constituinte desta sociedade.

Parece-nos que a simples constatação das virtudes de um processo social democrático bastaria para que estes tornassem-se bandeira de todo povo brasileiro.Todavia, como dito anteriormente, a nossa democracia é muito recente na história do Brasil. Passamos por longos séculos de escravidão ausência de liberdade civil para boa parte dos “não-escravizados”; uma seqüência considerável de golpes de estado e governos totalitários. Entre os anos que se seguiram ao fim do Estado Novo e o Golpe de 1964, a democracia não consolidou-se, fragilizada, foi sufocada em sangue em abril de 1964. Para ressurgir, após muitos reveses no final dos anos 80.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com