TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Egito Antigo E Grécia Antiga

Trabalho Escolar: Egito Antigo E Grécia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  6.379 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A Grécia Antiga se formou a partir de 2000 a.C até 1200 a.C e ocupava a parte sul da península Balcânica, as ilhas do mar Egeu, as costas da Ásia Menor e o sul da Itália.

Cultura material

- Habitação – Os agricultores viviam em pequenas casas de pedra ou tijolo. Geralmente, tinham a preocupação de erguer uma muralha de proteção com pedra ao redor do pátio, o qual incluiam abrigos para animais.

-Transportes - Os gregos transportavam mercadorias em carroças, burros ou mesmo nas próprias costas, pelo fato de ser um terreno montanhoso. Existiam poucas estradas e pontes, então o transporte pela água era mais fácil.

- Indumentária e adornos – Homens e mulheres usavam uma espécie de túnica (quitão), descia até os joelhos ou tornozelos, e um cinto prendia na cintura o feminino. Usavam de cor marrom para o trabalho e branca para ocasiões formais.

Cultura imaterial

- Normas: Estado assegura a ordem escravista, leis, vigilância, propriedade privada da terra e do escravo, de seus serviços e da produção excedente. Já o servo pertencia a terra e não podia ser vendido, não era visto como mercadoria. A partir dos 7 anos meninos eram treinados para o exército e mulheres ficavam em forma para terem filhos saudáveis. Casavam e começavam na política aos 30 (Esparta).

- SÍMBOLOS: Cidadãos eram aqueles que simbolizavam poder político, não eram cidadãos. Pessoas mais velhas simbolizavam sabedoria, experiência, e conhecimento; faziam as leis em Esparta (pertenciam a Gerúsoa).

O Egito Antigo se formou a partir de 3100 a.C. e 30 a.C. e ocupava o Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do do rio nilo.

Material

- A casa dos camponeses era simples, geralmente com uma única divisão e quase sem móveis. Os camponeses possuíam apenas algumas esteiras, alguns utensílios de cozinha e alguns vasos.

- Em suas atividades de caça e pesca no Nilo, os egípcios navegavam em pequenas e frágeis embarcações feitas de feixes de papiro atados. Os pescadores trabalhavam em grupos e utilizavam enormes redes. Os nobres, porém, pescavam só por diversão, com auxílio de lanças.

- Os camponeses e artesãos vestiam-se apenas com um pedaço de tecido, colocado em forma de tanga em volta da cintura. As mulheres usavam uma longa túnica e os meninos geralmente andavam nus. Os ricos usavam trajes mais requintados. Os nobres, por exemplo, usavam um saiote pregueado e suas mulheres, vestidos bordados com contas.

Imaterial

- A escrita egípcia era feita com sinais ou caracteres pictóricos que representavam imagens de pássaros, insetos, objetos, etc., conhecidos como hieróglifos.

- Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.

- Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós.

1. Aponte semelhanças entre a cultura material dos dois povos;

Tanto na Grécia quanto no Egito, os povos utilizavam pedras e tijolos para erguer as suas casas. O modo em que eles se vestiam eram praticamente iguais, por exemplo, as mulheres usavam túnicas em volta do corpo com um cinto para segurar a túnica.

2. Aponte semelhanças entre a cultura imaterial destes dois povos;

Os dois povos usavam os sinais/simbolos para a escrita que representavam o alfabeto, objetos, entre outras coisas.

3. Aponte semelhanças entre a mitologia (religiosidade) dos dois povos.

Ambos os povos eram politeístas e adoravam vários deuses. Tais deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas, eram humanizados e cada divindade geralmente mantinha um domínio sobre determinado aspecto da natureza;

Os antigos gregos acreditavam num submundo para onde os espíritos dos mortos iam após a morte. Se um funeral nunca fosse realizado em homenagem ao morto, acreditava-se que o espírito desta pessoa nunca conseguiria chegar ao submundo, e permaneceria assombrando o mundo, como um fantasma, para sempre. Existiam diversos pontos de vista a respeito deste submundo, e a ideia gradualmente mudou com o tempo. Já para os egípcios segundo suas crenças, uma alma poderia viver eternamente desde que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com