TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio rivaildo

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

UFOB- UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

ENSAIO TEMÁTICO, DISCIPLINA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

SIDNA FERREIRA SANTANA

Barreiras - BA

2015


ENTENDENDO UM POUCO DO SIGNIFICADO DE HISTÓRIA

Falando-se a ‘HISTÓRIA’ em um senso comum vem à mente lembranças, memórias. Segundo o dicionário Aurélio o termo história representa um conjunto de fatos ocorridos na humanidade.

latim historia, -ae, do grego historía, -as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência) substantivo feminino 1. Narração escrita dos .fatos notáveis ocorridos numa sociedade em particular ou em várias. 2. [História]  Período do desenvolvimento da humanidade após o aparecimento da escrita. 3. Ciência ou disciplina que estuda .fatos passados. 4. .Sequência de .fatos ou .ações. 5. Relato desses acontecimentos. = ESTÓRIA, NARRAÇÃO, NARRATIVA 6. Descrição dos seres da Natureza. 7. Estudo das origens e progressos de uma arte ou ciência. 8. Biografia de uma personalidade ou personagem célebre. 9. Livro de história. 10. [Informal]  Relato destinado a enganar (ex.: não me venhas com histórias). = CONTO, MENTIRA, PETA. disponível em http://www.dicionariodoaurelio.com/ acessado em 10 de abril de 2015 às 15 h

A história nada mais é, seguindo as definições do Aurélio, que um “estudo” dos fatos passados. Remetendo aqueles que se utilizam dela a uma investigação em que se busca conhecer o que já passou e o que foi vivido.

Lúcia Delgado (2006, p.56) tece o entendimento de que:

A história é consciência do passado no presente.  É reconhecimento da ação humana na construção da temporalidade da própria história. A História é, enfim, uma grande façanha que consiste na busca incessante de se conhecer o passado.

Percebe-se então que não só a busca da história e sim a história em si é “conhecer o passado”. Tomando essa afirmativa como única e real afirma-se que história é o conhecer do passado. Mas um conhecer examinado, comprovado. Citando Lowenthal, Lúcia Delgado (2006, p.57) afirma que esse conhecimento do passado, essa história é:

é contingente e empiricamente verificável e os fragmentos, que são construções  realizadas  pelo homem e que se transformam em relíquias, resíduos, marcas, patrimônio. Na verdade, o próprio homem, sujeito construtor do processo histórico, é também quem constrói as fontes e os documentos que orientarão e subsidiarão a construção da História enquanto saber.

Sendo assim, não basta apenas dizer que a história é o conhecimento do passado, tem que ser comprovado, examinado.

O CONHECER REAL DO PASSADO

Superado o impasse sobre a definição do termo ‘HISTÓRIA’ e tomando como definição que a história é o conhecimento do passado, chega-se a real motivação do presente ensaio: saber se a história é capaz de conhecer verdadeiramente o passado ou se ela elabora significados subjetivos sobre o passado.

Jacques Le Goff (1924, p. 23) em seu livro História e Memória, citando Génicot demonstra que nesse conhecer:

Deve estabelecer e evidenciar a verdade ou o que julga' ser a verdade.  Mas é-lhe impossível ser objetivo, abstrair das suas concepções de homem, nomeadamente quando se trata de avaliar a importância dos fatos e as suas relações causais.

Sendo assim, na busca do conhecer, um historiador não exclui seus pensamentos quando avalia o que é real ou não. A avaliação é subjetiva, a história transforma ou emprega significados a partir de concepções subjetivas.

Não há uma forma de tratar os dados e informações coletadas objetivamente, sempre haverá a interpretação subjetiva. São como diz Lúcia Delgado “representações sobre passado, que é imutável, mas que pode ser ressignificado”, não há uma analise imaculada, casta, toda analise é eivada de vícios. “não há neutralidade em qualquer forma de abordagem.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com