TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De História

Casos: Ensino De História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

O que se ensina e o que se

aprende em História

Marlene Cainelli*

Fichamento

O estudo do passado não é um guia seguro para predizer o futuro. Poderíamos dizer que o conhecimento do passado nos prepara para o futuro, expandindo nossa experiência, fazendo com que possamos aumentar nossas habilidades, nossa energia e se tudo for bem, nossa sabedoria. (p.2)

A história (...) contribui, em primeiro lugar para entendermos o mundo presente. Como em uma cidade coexistem através da arquitetura, das crenças, dos mitos e superstições do passado e presente. A história ajudaria a decifrar esta paisagem. A História também ajudaria a entender que além de tudo o que está gravado na pedra ou sepultado debaixo da terra as atitudes e os comportamentos humanos perante a doença, o sofrimento, a morte, as idades da vida não são eternos. Pertencem à temporalidade, têm um principio e um fim. A história é a arte de aprender que o que é nem sempre foi, que o que não existe pôde alguma vez existir; que o novo não o é forçosamente e que, ao contrário, o que consideramos por vezes eterno é muito recente. Esta noção permite situarmo-nos no tempo, relativizar o acontecimento, descobrir as linhas de continuidade e identificar as rupturas (WINOCK apud MATTOZZI, 1998, p.26). (p. 2,3)

Pensando que antes de qualquer coisa esta história precisa levar em consideração que a criança é capaz de aprender história e pensar historicamente. Ensinar a pensar historicamente significa desenvolver a capacidade de transitar de um modo de argumentar para outro, de relacionar a experiência humana com a vida prática de cada um. Este pensar se concretiza a partir da constituição da narrativa quando o indivíduo interpreta o passado seguindo os princípios e regras da ciência da história (RUSEN, 2001). (p. 3)

O que ensinamos de história na escola é parte dos conhecimentos historiográficos produzidos pelos historiadores e ainda uma parte destes conhecimentos é aquele que está nos programas de cursos e currículos para as disciplinas e também nos livros didáticos. (p. 4)

Selecionar conteúdos é uma tarefa difícil. Como o professor das séries iniciais que trabalha com todos os conteúdos consegue selecionar matérias para todas as séries? No caso do ensino de história, o livro didático auxilia na seleção de conteúdos e de procedimentos didáticos, ajudando a entender como se processa o conhecimento na área de história dialogando através do manual do professor. Uma tarefa importante é entender como os livros didáticos selecionam os conteúdos. (p.4)

Os conteúdos tradicionais trabalhados no ensino fundamental começam a sofrer alterações significativas apenas em meados do século XX. A renovação temática e a inclusão de novos objetos proporcionaram mudanças significativas no entendimento do que vêm a ser conteúdos em História. Temáticas como mulheres, crianças, religiosidades e porque não dizer temas relacionados à própria estrutura do conhecimento histórico como fontes, documentos, temporalidade começam a fazer parte dos conteúdos. (p.5)

A escolha dos conteúdos e os métodos de ensino acabam por ser definidos de forma geral pelo livro didático que selecionamos seja pela falta de tempo ou mesmo pelas dificuldades em conseguir outros materiais de apoio. Nesse sentido, não podemos esquecer que o livro didático como disseminador de conteúdos autorizados e legitimados pela ciência da história também tem que ser discutido como formador de identidades e fiel depositário de memórias e valores. (p.6)

A história local como conteúdo nas séries iniciais ganha importância se nos aproximarmos do sentido atribuído por Vygotsky (1998) para a aprendizagem da história, assim o professor ao escolher como conteúdo possibilidades de desenvolver na criança capacidade de se articular com seu mundo a partir do seu entorno permite que ela desenvolva as condições para a apreensão do conhecimento histórico. (p.7)

A utilização de livros didáticos de história pode auxiliar a ensinar história no ensino fundamental, mas também pode criar alguns problemas como, por exemplo, entender a história como algo pronto e acabado, com conteúdos pré-definidos sem levar em conta o contexto e os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Este entendimento de como ensinar história pode levar a um ensino que não desenvolve algo muito importante enquanto função do ensino de história que é orientar os problemas da vida prática (RUSEN, 2001). (p.7)

Como seria, em sala de aula, um trabalho voltado para a construção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com