TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravidão nos dias de hoje

Por:   •  19/9/2015  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Relações Humanas no Trabalho: escravidão em pleno século XXI.

Lei áurea foi assinada em 9 de Maio de 1988 proibindo a mão de obra escrava no Brasil. Hoje, já não existem mais correntes nem senzalas ,porém, relatos mostram a escravidão contemporânea no Brasil.

A escravidão atual se da pela miséria em que os trabalhadores vivem assim se submetem a trabalhos escravos muitas vezes por troca apenas de moradia e comida. O maior índice dessa situação fica no nordeste aonde a miséria atinge centenas de moradores.

Assim, fazendeiros se aproveitam das condições financeiras de seus trabalhadores para lhe oferecerem algo que não traz beneficio para ambos, apenas para senhores de terras aonde o custo beneficio não é igualitário, gerando maior lucro para eles.

As condições em que estes trabalhadores vivem lembram a escravidão, tais são submetidos a ameaças de morte, castigos físicos psicológicos, alojamentos sem rede de esgoto, iluminação, agua potável. Mas como eles chegaram a essa situação?

Atraídos por falsas promessas os trabalhadores vem com esperança de ter uma vida melhor na zona rural, porém ao chegar lá eles se deparam com situações bem diferentes da prometida. Existem também aqueles trabalhadores que estão lá por causa de dividas e tem casos de escravidão sexual aonde mulheres são atraídas por falsas promessas de ótimos empregos fora do Brasil, aonde é prometido um valor em dólar ou euro, chegando lá a historia também se repete e elas acabam se tornando vitimas do trabalho escravo, que na maioria das vezes por elas são trabalhos sexuais.

“O trabalho escravo não acabou no meio rural. O que começou na zona urbana foi uma atenção maior da fiscalização a diferentes cadeias produtivas críticas, um investimento e um olhar mais aguçado para identificar as condições degradantes do trabalho”

  • Xavier Plassat
    coordenador do programa de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra.

Tendo conhecimento desta situação, que muitas vezes passam despercebidas por nós, temos a consciência que a falta de ética é facilmente percebida para com essas pessoas, as tratando como bichos e objetos.

Se, somos todos iguais perante a lei, de acordo com o Art. 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

- homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante...”

Por que vivemos com essa situação ao nosso redor? Porque pessoas são tratadas diferentes por causa de sua condição financeira? Ou pela etnia? Sexualidade? Porque temos um governo que não se posiciona de uma vez por todas perante essa situação, trazendo soluções?

Deveríamos rever nossos conceitos de ética, de compaixão pelo próximo, e dignidade para todos e não somente para uma parcela da população. O governo por si deveria abranger mais as populações “esquecidas” para seus projetos voltados a famílias carentes evitando que casos como esses acontecessem atualmente.  

Bibliografias:

http://trabalho-escravo.info/mos/view/A_escravidao_atualmente/

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10641516/artigo-5-da-constituicao-federal-de-1988

http://g1.globo.com/economia/trabalho-escravo-2014/platb/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com