TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabilização, Reformas E Desequilíbrios

Ensaios: Estabilização, Reformas E Desequilíbrios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos: Os anos FHC

O primeiro governo FHC foi dominado pelo tema de estabilização, em função dos insucessos no combate inflacionário dos planos anteriores (Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e II), mas o início promissor do Plano Real trouxe boas expectativas sobre o mandato tucano.

O plano foi idealizado para ser implementado em etapas (ajuste fiscal, indexação completa da economia e reforma monetária) e não mais de surpresa como os anteriores. Apesar do diagnóstico de que a inflação tinha um forte componente inercial (leva a inflação de um período para o seguinte), o governo não recorreu ao congelamento de preços como solução. Essa forma de condução permitiu aos agentes econômicos ajustarem seus preços sem criar expectativas negativas futuras sobre a inflação.

O plano foi composto principalmente pelas seguintes ações:

• Aumento de impostos e cortes nos gastos públicos para equilibrar a arrecadação e os gastos públicos.

• Adoção da URV (Unidade Real de Valor), como forma de eliminar a memória inflacionária. Ela era definida diariamente com base na média diária da inflação calculada por uma cesta de índices inflacionários.

• Aumento da taxa básica de juros e aumento dos depósitos compulsórios para restringir a atividade econômica interna.

• Redução das Tarifas de Importação, para evitar pressões inflacionárias relacionadas ao excesso de demanda, as tarifas de importação de alguns produtos foram baixadas. .

• Valorização cambial que reduziu as exportações e aumentou as importações, contribuindo para a queda dos preços e da inflação.

O plano iniciou-se com o ajuste fiscal baseado em cortes de despesas, aumento de impostos e diminuição das transferências do governo central. O corte de despesas foi executado com a edição do Plano de Ação Imediata (PAI), o aumento da arrecadação foi efetuado com o lançamento do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) com alíquota de 0,25% incidente sobre toda movimentação financeira.

A política cambial foi um fator importante para o sucesso inicial do plano. No início do plano o governo utilizou o sistema de câmbio fixo, onde 1R$ seria igual a 1U$. A valorização cambial incentivou as importações e aumentou a concorrência com os empresários locais, reduzindo as possibilidades de repasse de custos para os preços.

O Plano Real foi muito bem-sucedido no controle a inflação, diferentemente do ocorrido nos planos anteriores, quando após alguns meses a inflação voltava mais forte, as taxas de variação anual dos preços caíram continuamente no governo FHC entre 1995 e 1998. Diante destecenário, apesar do significativo avanço no controle a inflação, quais problemas macroeconômicos foram potencializados pelo Plano Real?

A dívida pública cresceu fortemente com a política de juros altos e esta mesma política proporcionou baixo crescimento econômico e aumento dos gastos do governo. O saldo em transações correntes manteve-se negativo como resultado da política cambial, bem como o desequilíbrio da balança comercial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com