TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Governo E Mercado

Casos: Estado, Governo E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  257 Visualizações

ESTADO, GOVERNO E MERCADO.

Com a nova ordem social surgiram os direitos de segunda geração, que de acordo com Bonavides "são os direitos sociais, culturais, e econômicos, bem como os direitos coletivos ou de coletividades, introduzidos no constitucionalismo das distintas formas de Estado social..."

O Estado Social surgiu como agente regulador, regulamentando e garantido a sobrevivência da população que se encontrava privada de saúde, previdência social e outras necessidades básicas, o mesmo também tem como função impulsionar a economia.

Para Karl Marx a necessidade de aumentar o lucro contribui para a formação do exército de reserva, que tem como objetivo explorar os trabalhadores com aumento da jornada de trabalho e consequentemente a taxa de mais-valia, o aumento da taxa de mais-valia proporciona mais lucratividade para o capitalista.

Os regimes liberais não protegiam os pobres, eles criticaram a proteção social dispensada aos pobres, e defendiam a participação na política somente das classes educadas e dos proprietários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COELHO, Ricardo Côrrea. Estado, governo e mercado. 2ª ed. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. São Paulo: Malheiros, 7a ed., 2004.

CONSULTAS FEITAS NA INTERNET

WIKIPEDIA: Liberalismo, Artigo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo. Acesso em: 11. jan. 2015.

WIKIPEDIA: Karl Marx, Artigo. Disponível em: http:// http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx. Acesso em: 11. jan. 2015.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com