TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Exames: Estrutura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura de mercado supermercadista transformações estruturais ocorridas no setor supermercadista do Rio Grande do Sul entre 1994 e 2005, explorando o paragdima Estrutura-Conduta-Desempenho e conceitos dele decorrentes E fatores que com ele interagem. Calculou-se, ainda, o grau de concentração de mercado, utilizando-se o Índice de Concentração.

O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que tem ocorrido na economia brasileira. Uma das característica deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competividade.

O Plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil. No trabalho de Aguiar e Amim (2005) os autores apontaram que após a implantação do Plano Real houve um aumento na entrada de redes supermercadistas estrangeiras no país, evidenciando um aumento de concentração de mercado neste setor.

Objetiva-se neste estudo apontar as principais modificações estruturais ocorridas no setor de supermercados do Estado do Rio Grande do Sul, evidenciando a conduta e desempenho das empresas, e, calcular o grau de concentração deste setor.Neste trabalho estarão sendo apresentados indicadores de participações de mercado de redes estrangeiras e nacionais, bem como uma descrição de como se processaram as mudanças estruturais no setor supermercadista porto-alegrense e gaúchos.

O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 296,3 bilhões. O Estado participa com 6,7% do PIB nacional, superado apenas pelos estados de São Paulo (33,1%), Rio de Janeiro (10,8%) e Minas Gerais (9,3%). No que se refere ao PIB per capita, o Rio Grande do Sul também se mantém em uma posição privilegiada, com um valor de 27.514 reais, o que o coloca bem acima da média nacional que é de 19.766 reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com