TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares V unip História

Por:   •  19/5/2017  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

                            Aluno(s):

                   Gabriel Machado Rainha Cordeiro RA 1624666

                   

POLO

Colatina-ES

2016

Sumário

Introdução ................................................................................................................................. 2

Leitura e análise dos textos apresentadas ............................................................................ 3 e 4

Considerações finais.................................................................................................................. 5

Referências ..............................................................................................................................  6

2

Introdução

Neste estudo proposto pela disciplina Estudos Disciplinares V, podemos perceber e entender melhor os planos de expressão e conteúdo, e desta forma analisar duas imagens apresentadas a este grupo, com objetivo de que façamos uma leitura dessas imagens, e apresentamos as características e pontos desses planos.

3

Leitura e análise dos textos apresentados

Para a realização dessa análise, vale relembrar o real significado de “plano de conteúdo” e “plano de expressão”, sintetizando então dessa forma:

Plano de conteúdo: Trata-se de qual conteúdo que o texto verbal, não verbal, gestual, etc, carrega consigo, é a essência do texto em si.

Plano de expressão: Trata-se da forma que o texto é exposto, a grosso modo podemos dizer que plano de expressão é a que modo ou através de que código (verbal, não verbal, icônico, gestual) é expresso o conteúdo do texto.

[pic 2]                [pic 3]

Imagem 1                                                                 Imagem 2

A partir desta breve síntese, podemos analisar as fotos a cima como textos não verbais, onde o texto transmite seu conteúdo através de uma imagem e do assunto tratado (lançamento do livro: quando é dia de futebol), sem precisar de palavras essenciais e verbos para a interpretação do texto.

A imagem 1, trata da estátua que representa o poeta Carlos Drummond de Andrade, é uma estátua muito conhecida no Brasil, e carrega consigo um conteúdo cultural relacionado ao poeta brasileiro e consequentemente a cultura brasileira. É uma estátua icônica e representativa também da cidade de Copacabana e de todo Rio de Janeiro.

A imagem 2, trata desta mesma estátua com a camisa do Brasil e o livro “Quando é dia de futebol”. O título do livro com a cena da estátua vestindo a camisa do Brasil, transmite a importância que o Rio de Janeiro dá ao futebol, e o quanto o esporte está vinculado a cultura dessa região. O autor faz isso utilizando o fato da representatividade que a estátua carrega consigo.

4

Todas as duas imagens teve seu plano de expressão icônico gestual, pois não foi necessário um texto escrito para transmitir o conteúdo, pelo contrário, foi utilizado imagens de um personagem icônico no qual representou e fortaleceu o título do livro que foi lançado, o que faz os textos se embasarem na cultura as imagens representam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (334.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com