TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estáfio 4 Semestre

Dissertações: Estáfio 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  6.186 Palavras (25 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 25

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 4º SEMESTRE

ROSÂNGELA MÁRCIA CANDIDO SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cidade

2012

NOME DO ALUNO

ROSÂNGELA MÁRCIA CÂNDIDO SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – 4º Semestre (100 horas)

Orientador: Prof. Julho Zamariam

Tutor eletrônico: Clodoaldo Oliveira Silva

Tutor de sala:Sebastião Abranches Junior

Pólo de Apoio Presencial:Itajubá/MG

Itajubá

2012

1- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

O texto de Paulo Knauss põe em foco o papel social do professor, numa crítica aos antigos pedagógicos que transferiam a responsabilidade de atuar como agente doutrinador dos estudantes, em conformidade com as estruturas sociais e políticas do Estado. Hoje podemos perceber que mesmo com o distanciamento do saber normativo na esducação, estas estruturas aindapermanecem vigentes no contexto do ensino. Desta forma o autor apresenta a tese de que o conhecimento é formado através da experiência dos homens diante de sua relação com o mundo provocando sua atitude crítica e questinadora frente ás formas de existência humana.A escola e seu corpo docente assumem desde então uma perspectiva mediadora da comunidade como forma de assegurar o ensino dentro do âmbito da pesquisa. O professor Paulo diz ser necessári a superação do modelo educacional que formava sujeitos passivos e acríticos, sustentandos pelo livro didático.Por isso, o uso dos documentos torna-se importantes materiais para o trabalho em sala de aula.Tais documentos podem abranger além dos textos narrativos, diversas fontes iconográficas que auxiliam nas formas de assimilação do conhecimento dentro do processo de aprendizagem que passa pela “percepção, intuiçaõ, crítica e criação”.

Toda aprendizagem deve ser entendida como um processo descontínuo e diferenciado.

A resenha do livro livro de História e ensino de História fazem uma análise que busca destacar a temática da disciplina de História na educação, levando em consideração o desenvolvimento da História aplicada na área escolar duarante a estruturação do ensino na história do Brasil.O livro de Thais levanta questões da possibilidade de abranger o uso interdisciplinar da pesquisa em História e em Educação, como forma de aproximação cultural dos alunos com as fontes documentais.A autora também levanta a questão da disciplina de história desenvolvida sob influência européia e mais especificamente, francesa que indiscuvelmente distância-se da realidade local, vista sempres, pelos europeus como um todo indistinto e aculturado.Thais alerta que hoje também os PCNs propoem uma formação educacional limitadora de conflitos. Já ao final do séc. XX, o interesse da esducação tende para a formação de um ensino de História democrático e participativo onde se insere desde então a participação da História Cultural como decisiva para a formulçao da nova escola, que tem como pressuposto a onteração do aluno na criação do conhecimento, e utilizando-se de uma forma dialogada e aproximada da realidade atual dos estudantes.

O terceiro texto aqui analisado trata de questões do fundamento educativo da História como disciplina formadora da identidade dos novos cidadãos, ou seja, nossos estudantes, que participam da construçaõ do conhecimento como sujeitos históricos, envolvidos em um contexto social de lutas políticas e culturais.Segundo a autora, Selva Guimarães Fonseca, a relação entre o ensino de histária e a

cidadania foi conceituada conforme os diferentes contextos históricos específicos de cada fase da história social e política de nosso país. Desta forma, a históriografia de um passado não muito distânte, assumia uma fundação positivist, metódica, eurocêntrica e linear, enquanto no Brasil eram enfatizadas as figuras heróicas da nação, que para a autora, este ensino tradicionalis foi responsável pela idéia da exclusão do homem comum do contexto histórico e social, o que o afastava do sentido de cidadanis plena. Uma visão mais recente da História atribui-se da necessidade de trabalhar com temáticas e problemas para levar a uma aproximação do homem-cidadão de seu contexto social, no qual pode agir dentro de um campo de possibilidades históricas, assima cidadania passa a representas um processo de construção ativa de caratér humano. A História é contada agora dentro de um patamar de contradições e fragmentaçãoes, por isso é digna de uma análise crítica, a fim de contribuir para a formação de uma sociedade mais disposta a igualdade e a cooperação.

Diante destes estudos podemos enxergar uma nova perspectiva do ensino e do docente de História, que hoje se apresenta como problematizador dos conceitos, levando o aluno a integrar-se á sociedade como sujeto histórico, além de estimular a criação de opiniões dentro da pesquisa história de diversas fontes possíveis. Assim a História deve ser contada e recontada a cada momento, gerando diferentes formas de entendimento.

2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - OBSERVAÇÃO DA ESCOLA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com