TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Euclides De Alexandria

Monografias: Euclides De Alexandria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  312 Visualizações

Nascido na Síria, em 325 a.C. Euclides de Alexandria foi professor, escritor e matemático. Estudou em Atenas e foi freqüentador da academia de Platão.

Anos depois, por meio do convite do então rei Ptolomeu I, passou a fazer parte do quadro de professores da Academia em Alexandria. Com isso, passa a tomar conhecimento da sua influência, devido à forma fácil com que ensinava álgebra e geometria.

Acredita-se que foi graças a esses conhecimentos obtidos pelos egípcios, que foi possível a criação das Pirâmides do Egito.

Assim, após anos de estudos, Euclides de Alexandria, coloca todos os conhecimentos obtidos pelos egípcios em ordem lógica e com precisão, apresentando as propriedades das figuras geométricas, com suas áreas e seus volumes.Com isso, houve o desenvolvimento da geometria, fazendo com que a cidade de Alexandria fosse reconhecida como o Centro Mundial da Geometria.

Euclides de Alexandria, devido a seus conhecimentos e habilidades escreveu vários livros, com assuntos voltados para a astronomia, óptica e mecânica. Como exemplo, podemos citar:

A Divisão: obra que possui assuntos voltados para a divisão geométrica de figuras planas;

Data: obra que fala de álgebra e geometria, com abordagens geométricas;

Óptica: apresentando um estudo sobre perspectiva;

Os Dados: manual de tabelas servindo para a resolução de problemas, com medidas lineares e angulares em um círculo e propriedades de algumas figuras geométricas;

Os Fenômenos: trata-se de uma obra a respeito da astronomia e dos fenômenos celestes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com