TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Flime Alexandria

Casos: Análise Do Flime Alexandria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO

SEMINARIO DE HISTORIA E FILOSOFIA DAS CIENCIAS NATURAIS

LICENCIATURA EM FÍSICA – 2012.1

PROFESSOR: GUSTAVO DE ALENCAR FIGUEIREDO

ALUNO: DIMAS MEIRA FERREIRA

ANÁLISE DO FILME ALEXANDRIA

CAJAZEIRAS - PB

22-02-2013

ANÁLISE DO FILME ALEXANDRIA

O filme Alexandria se passa no Egito, precisamente na Cidade de Alexandria entre os anos 355 e 415 d.c. Época pelo qual se encontrava com grandes conflitos políticos, religiosos, científicos e filosóficos.

Nele relata a história de Hipátia, uma professora e filósofa em Alexandria que se destacava ao ensino de filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca, sendo que sua principal preocupação era com o movimento da terra em torno do sol. Apesar dos constantes conflitos religiosos, principalmente entre os cristãos, pagãos e os judeus, Hipátia preferiu optar pela neutralidade, afirmando que acreditava apenas na filosofia.

Historicamente falando, pouco se sabe sobre quem foi Hipátia. O filme deixou claro que ela foi criada em um ambiente de ideias e filosofia, pois seu pai Téon, era um renomado filósofo, astrônomo e matemático. Relata ainda que dois de seus alunos – Orestes e Daves – eram apaixonados por ela, porém diferentemente das mulheres de sua época ela não queria casar-se. O pai ao ser indagado sobre isso, disse que a filha por ser uma grande filósofa, não poderia se submeter a um esposo, ficando sempre livre para expor suas ideias e pensamentos.

Hipátia contribuiu também para unificar a matemática de Diofanto com o neoplatonismo de Amónio Sacos e Platino. Isso acontece a partir do momento em que ela mostra que a natureza da matemática, não se limita a derivar de coisas da matéria. Assim, geometria, embora tenha sua origem no mundo prático de técnicas agrárias e inspetores de pesos e medidas, transcende estes começos. Ela sugere assim, que os conhecimentos matemáticos sejam tidos não como o mundo da prática, mas sim com o mundo das ideias. Assim a matemática poderia ser vista como um paradigma que está intimamente ligada ao neoplatonismo.

Sendo vista como uma grade solucionadora de problemas, frequentemente o filósofo e bispo Sinésio lhe escrevia cartas pedindo conselhos. Através destas cartas, sabemos que Hipátia desenvolveu alguns instrumentos usados na Física e na Astronomia, como o hidrômetro, por exemplo. Além disso, ela desenvolveu estudos sobre álgebra.

No entanto, embora percebamos que Hipátia tenha de destacado por tais méritos, podemos dizer que ela sempre se baseava em conhecimentos pré-concebidos como os de Platão, Ptolomeu e Aristarco, entre outros. Isso confirma claramente o comentário e Roberto Martins , quando diz : “A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com