TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da Educação Brasileira : Rupturas e permanências

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução da Educação Brasileira : rupturas e permanências

A origem da instituição escolar no Brasil deu-se em 1549 com a chegada dos jesuítas, que por sua vez estabeleceram na então colônia portuguesa a primeira escola brasileira. Todavia, a educação era restrita a pequenos grupos, sendo que em 1759 (ano da expulsão dos jesuítas), a soma dos alunos de todas as instituições jesuíticas não atingia 0,1% da população brasileira (uma vez que mulheres, escravos, negros livres, pardos, filhos ilegítimos dentre outros eram excluídos).  Este momento marcou a primeira ruptura na educação nacional, tendo como principal característica a violação da cultura indígena.

O segundo período de ruptura inicia-se em 1759 com a expulsão dos jesuítas, cujas características baseiam-se em tentativas de ensino laico e estatal inspirado nas ideias iluministas. Tal período estende-se até a chegada da família real ao Brasil em 1808, onde houve por parte da corte uma grande mudança na educação, marcada pela abertura de Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, bem como a criação da Biblioteca real e Jardim Botânico

O quarto período (1890-1931) é marcado pela criação das escolas primárias impulsionada pelas ideias do iluminismo republicano.  O quinto período (1931-1961) marca a regulamentação em âmbito nacional das escolas superiores, e primárias. Por fim, o sexto período se estende até os dias atuais, tendo como característica a unificação da regulamentação da educação nacional (redes públicas e privadas).

Com relação aos aspectos de permanência na educação nacional, há ainda muitas características do ensino primitivo, como por exemplo, o domínio do conteúdo único e exclusivo pelo professor, ou seja, o professor é o detentor do conhecimento e cabe ao aluno absorvê-lo (claro que hoje há mais flexibilidade na relação aluno-professor). A forma de organizar a sala de aula ainda permanece nos dias atuais, bem como chamadas, formação de filas, cântico do hino nacional, entre outros. Nota-se que a educação vem crescendo de forma gradativa comparada há algumas décadas atrás, entretanto há muito que se fazer para que todos possam ter direito a uma educação de qualidade e gratuita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com