TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do feudalismo

Artigo: Evolução do feudalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução do feudalismo

Durante este período, o mundo feudal possuía a base da economia , que seria o modo de produzir o chamado feudalismo.

Até o século XI as monarquias européias viveram um período de retrocesso econômico em conseqüência das constantes guerras, das ondas de invasões, da cessação do comércio e do baixo rendimento agrícola. A insegurança, que manteve isoladas as populações européias durante muito tempo, favoreceu a implantação do feudalismo. Esse sistema, cujas raízes remontam ao fim do Império Romano, caracterizou-se pela estruturação da sociedade com base na relação jurídica denominada vassalagem, estabelecida entre senhor feudal e vassalo ou servo, na qual o senhor proporcionava proteção em troca de fidelidade, trabalho e pagamento de tributos. Ao feudo, unidade física da relação de vassalagem, pertenciam seus habitantes, que passavam a vassalos do senhor a quem fosse transmitido o território habitado e cultivado por eles. Do ponto de vista econômico e social, o feudalismo acarretou a divisão da sociedade em duas classes básicas: a nobreza, com diferentes graus de poder até a cúpula real, e o campesinato, cuja subordinação transformou-se gradualmente em relação de servidão.

O feudalismo determinou a atomização do poder político, pois a sucessão de relações pessoais entre o rei e a alta nobreza, e entre esta e os pequenos senhores, criou um sistema de jurisdições e fidelidades particulares apenas simbolicamente subordinadas à autoridade monárquica. Além disso, a concessão de cargos administrativos com base nos feudos contribuiu para romper a unidade política dos diferentes reinos.

Também a igreja se viu mergulhada na divisão da sociedade em classes, ou estados. Bispados, abadias e mosteiros possuíam grandes feudos e mantinham com seus vassalos o mesmo tipo de relações que os senhores leigos. Entretanto, a igreja teve papel fundamental na conservação e transmissão dos conhecimentos antigos e contribuiu para manter a unidade cultural da Europa, principalmente com a expansão da ordem beneditina. A reforma realizada por essa ordem religiosa no século X, a partir do mosteiro francês de Cluny, favoreceu a independência da igreja em relação aos poderes feudais e estendeu por toda a Europa ocidental o estilo artístico característico do feudalismo: o românico.

A sociedade medieval estava dividida em três grupos sociais:

1ª Ordem: Clero - Eram responsáveis por orar pela salvação das almas.

2ª Ordem: Nobreza - Eram responsáveis por administrar o feudo e cuidar das atividades militares.

3ª Ordem: Servos - A esses cabia a função de trabalhar na agricultura para sustentar o clero e a nobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com