TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De História

Monografias: Exercícios De História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 14

Exercícios extras de História:

Cap. 5

1 – (UFES) – Refletindo sobre a organização do sistema produtivo das colônias hispano-americanas, é possível afirmar que a utilização da mão-de-obra indígena,

I – embora predominante no século XVI, foi progressivamente abandonada nos séculos seguintes, em decorrência da vigorosa campanha movida contra ela pelas monarquias protestantes européias, que tentavam desse modo desarticular o sistema colonial espanhol de credo católico.

II – foi extinta a partir de meados do século XVII, quando a “plantation!” açucareira, outrora restrita à América central, se difundiu pelas demais colônias espanholas, exigindo assim a captação no exterior de escravos africanos , cujo trabalho era mais rentável do que o indígena.

III – processou-se, por meio da “encomienda”, espécie de contrato de parceria segundo o qual o “encomendero” (espanhol) fornecia o capital, e os indígenas, a mão-de-obra para o desenvolvimento de uma determinada atividade colonial, repartindo-se igualmente os lucros obtidos.

IV – efetuou-se, em determinadas regiões, a partir da “mita”, instituição de origem incaica adaptada pelos espanhóis, a qual consistia em recrutar, para o trabalho nas minas, cidades e fazendas, indivíduos escolhidos no seio das comunidades por sorteio, pagando-se um salário ínfimo pelos serviços prestados.

V – nos termos em que se deu, acarretou a desestruturação das comunidades, as quais, com a exigência de trabalhos excessivos, não encontravam meios de reproduzir suas relações tradicionais, sendo então esvaziadas pela dizimação, pela fuga ou pela autodestruição dos seus membros.

Está(ão) corretas :

A) I e III B) II e III C) III e IV D) II e IV E) IV e V

2 – (?) – Com relação à colonização do continente americano pela Espanha e pela Inglaterra, podemos afirmar que :

a colonização espanhola baseada no trabalho compulsório indígena, nos séculos XVI e XVII, predominou nas áreas mineradoras do México e Peru.

a colonização inglesa da América do Norte baseava-se em dois tipos distintos de organização econômica: o das colônias do Norte com agricultura familiar e atividades manufatureiras, e o das colônias do Sul, com grande lavoura escravista de exportação.

a colonização inglesa na região do Caribe – Jamaica, Trinidad-Tobago, Guiana–, no século XVII, baseava-se no trabalho escravo indígena e na grande lavoura de exportação.

Assinale a opção que corresponde à(s) afirmativa(s) correta(s):

A) somente 1 B) somente 2 C) somente 2 e 3 D) somente 1 e 2 E) somente 1 e 3

3 – (UFF) – Quanto à colonização européia na América, nos séculos XVI ao XVIII, pode-se afirmar que:

1. acolonização espanhola se fundamentou no cultivo da cana e na produção de açúcar nas Antilhas (sobretudo em Cuba), sustentados pela mão-de-obra escrava, existindo nas áreas mineradoras do México e Peru para atender às demandas de investimento constantes nas áreas açucareiras.

2. a colonização espanhola teve como eixo as áreas mineradoras do México e Peru e a exploração da mão-de-obra indígena, estabelecendo-se, nas outras regiões do continente, diversas atividades econômicas

que complementavam as necessidades das áreas mineradoras e atendiam às demandas metropolitanas.

3. a colonização inglesa e francesa na América do Norte procurou, inicialmente, adotar a mesma estrutura da colonização espanhola, com base na atividade mineradora, mas, tão logo verificou-se a inexistência de riquezas minerais naquela região do continente, foi redirecionada para o cultivo da cana e a produção de açúcar no Caribe, desenvolvidos pela mão-de-obra escrava.

4. acolonização inglesa e francesa na América do Norte foi diversificada, mas nas Antilhas priorizou o cultivo da cana e a produção de açúcar, desenvolvidos pela mão-de-obra escrava, estabelecendo-se, nas outras áreas, atividades econômicas que completavam as necessidades das áreas açucareiras das metrópoles.

Estão corretas as afirmativas:

A) 2 e 3 B) 2 e 4 C) 1 e 3 D) 3 e 4 E) 1 e 4

4 – (UFF) – “A colonização espanhola caracterizou-se largamente pelo que faltou à portuguesa: por uma aplicação insistente em assegurar o predomínio militar, econômico e político da metrópole sobre as terras conquistadas, mediante a criação de grandes núcleos de povoação estáveis e bem ordenados”. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1962

O trecho acima indica uma das principais diferenças entre a colonização espanhola e a portuguesa na América.

Analise as afirmativas abaixo e selecione aquelas que exprimem corretamente as diferenças entre os estilos espanhol e português de colonização.

os espanhóis se lançaram desde cedo ao interior do continente americano, fazendo das cidades um instrumento de dominação colonial, ao passo que os portugueses se mantiveram longo tempo apegados ao litoral, explorando o pau-brasil e a lavoura canavieira.

os espanhóis cuidaram, desde o século XVI, de montar uma estrutura eclesiástica poderosa, ao contrário dos portugueses, cuja colonização eclesiástica se limitou, em grande medida à ação dos jesuítas.

os espanhóis não escravizaram negros, somente índios, ao passo que os portugueses fizeram do tráfico africano a base da economia colonial.

os espanhóis foram racistas em relação aos índios, africanos e mestiços, chegando mesmo a construir um “sistema de castas”, ao contrário dos portugueses, que desde o início se miscigenaram com índios e negros.

Assinale a opção que contém apenas afirmativas corretas:

A)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com