TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão Do Fascismo Na Europa

Artigos Científicos: Expansão Do Fascismo Na Europa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

Expansão do Fascismo

• Crise Política/Econômica na Europa pós I Guerra

Após a I Guerra Mundial, mais precisamente na década de 30, a Europa vivia sob a ameaça do fascismo, ideologia totalitária e expansionista que se estendeu por boa parte do continente.

O continente Europeu foi duramente afetado pela crise de 1929, pois estava em processo de reconstrução após o grande conflito.

O Estado liberal provou-se ineficaz no que tange os interesses nacionais, pois não conseguiu responder aos desafios da desaceleração econômica e do aumento do desemprego.

Surgiram vários movimentos os quais clamavam por um Estado forte e intervencionista, afim de gerir a crise e realinhar economicamente os países.

Muitos deles, à exemplo da Alemanha, encontravam-se devastados ,sendo esta obrigada não somente a pagar reparações de guerra como tendo também sua fonte de sustento confiscada pela França.

Foi em meio à esse ambiente de revanchismo, que as ideologias Fascistas encontraram o “substrato” necessário para se desenvolverem fortemente, principalmente em países de fraca tradição democrática.

• Características dos Regimes Fascistas.

Regimes pautados num sentimento de nacionalismo extremado, onde a nação é o bem supremo e os demais são vistos como inferiores, liberta-la do liberalismo e do marxismo eram os principais deveres de seus líderes e cidadãos.

O poder do Estado é quase absoluto fazendo-se presente na vida de todos que o compunham, regulando todas as relações, e cabendo à ele sob a figura do líder, tomar as decisões que melhor atendem os interesses da nação.

Há que se destacar também os altos níveis de investimentos em Industrias bélicas e nas forças armadas, possibilitando ao Estado usar de maneira mais efetiva o seu monopólio do uso da força, quer seja contra membros da própria nação, ou contra outros Estados.

• A Propagação dos ideias Fascistas pelo continente Europeu.

Apesar de ter iniciado na Itália com Benito Mussolini, os ideias fascistas rondavam vários países da Europa Central e Ocidental durante os anos da década de 1930. Este fenômeno estendeu-se para países como Alemanha (Adolf Hitler) , Espanha (Francisco Franco) e Portugal (Salazar).

 Fascimo na Alemanha

Ao final da I Guerra, foi imposto à Alemanha um governo social-democrata, a "República de Weimar". Entretanto o regime em questão necessitava de recursos econômicos para manter a política social à qual ele se propõe, e com a falta do capital este teve sua legitimidade afetada e a oposição passou a crescer e pressiona-lo cada vez mais.

Contemporâneo à consolidação do Fascismo Italiano, Adolf Hitler escrevia na Alemanha, seu livro “Mein Kampf (Minha Luta)” o qual discorria acerca de suas teses de superioridade da raça alemã (Nacionalismo Racial), a qual ele denominava Ariana, ao mesmo tempo em que propagava seu ódio pelos Judeus e tudo oque estes representavam para a Alemanha.

Assim como Mussolini na Itália, Hitler promoveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com