TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: “O PAN-AFRICANISMO” – Leila Leite Hernandez

Por:   •  5/5/2017  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO: “O PAN-AFRICANISMO” – Leila Leite Hernandez

Em primeira análise, a autora apresenta uma contextualização acerca da noção de raça no que diz respeito à história do século XX e seus desdobramentos no que se refere ao imperialismo colonial imposto no continente africano. Contudo, a mesma cita algumas teorias fundamentadas no século XIX para exemplificar a base ideológica sob a qual os povos europeus se utilizavam para justificar ideologicamente a inferioridade dos povos coloniais. Em suma, Leila Leite explica que “Estamos diante de uma inversão de valores que passa a dominar o pressuposto da desigualdade como inerente à condição humana, cujo limite, como sabemos, foi consumado pelos totalitarismos”. (HERNANDEZ, 2005, p. 132) Nesse contexto, a autora nos faz refletir que, as experiências totalitárias do século XX fizeram com que se fosse admitido que nem todos os homens pertencem à mesma espécie humana.

Todavia, em seguida a autora explica o fato de que outros motivos como humilhação sofrida pelos negros, sobretudo nas Américas e na África, ajudavam a compor um panorama de manifestações diversificadas que incluíam escrituras de intelectuais negros, promoção de conferências e congressos, ao lado da fundação de associações de diferentes âmbitos de atuação, configurando o movimento pan-africano. (HERNANDEZ, 2005, p. 136) Dessa forma, Leila desenvolve e explica que esse movimento esteve voltado para a reabilitação do ser negro, a partir da segunda metade do século XIX e também cita as regiões de onde os principais grupos participantes vieram.

Assim, tece uma série de condições que foram favoráveis para fosse possível o surgimento do movimento como, por exemplo, contatos de diplomados e personalidades de nações africanas diferentes e ainda menciona a importância que a imprensa na África ocidental representou para a difusão da troca de ideias entre os mais variados intelectuais africanos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com