TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Negritude e Pan-africanismo

Por:   •  9/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho irei falar sobre Negritude e Pan-africanismo em literatura. Onde trago a definição, conceptualização e enquadramento histórico, principais representantes: suas obras e seus estilos, principais temáticas e a importância destes movimentos para a literatura lusófona.

Pan- Africanismo 

Foi um movimento político, filosófico, literário e social que promovia a defesa dos direitos do povo africano e da unidade do continente africano no âmbito de um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na África como na diáspora.

Propunha a unidade política de toda a África e o reagrupamento das diferentes etnias, divididas pelas imposições dos colonizadores. Valorizavam a realização de cultos aos ancestrais e defendiam a ampliação do uso das línguas e dialetos africanos, proibidos

ou limitados pelos colonizadores.

Pan-africanismo vem do grego, pan–toda e africanismo–referindo-se a elementos africanos.

A origem do termo é inserido na corrente filosófica-política historicista do século XIX sobre o destino dos povos, tendo sido usado pela primeira vez por Henry S. Williams.

Os principais representantes deste movimento são:

  • Henry Sylvester-Williams(1868–1963)– um dos fundadores do movimento;
  • Dr. William Edward Burghardt Du Bois–um dos fundadores do movimento; historiador, autor de muitas obras, nas quais destaca-se mais: As Almas da gente Negra
  • Marcus Mosiah Garvey–considerado principal representante juntamente com W. E. B Du Bois;

Os temas mais frequentes neste movimento eram: libertação do povo africano dos seus colonizadores, a irmandade africana: no sentido de unificar toda África e formar um estado único e o direito dos negros a sua própria personalidade.

Contribui para o surgimento de movimento Negritude, pois trouxe a consciência dos negros na África, tanto na diáspora assim como de outros povos sobre a necessidade, e o direito que os povos Africanos tinham de manter os seus valores culturais, a sua identidade e alcançar a independência.

Negritude

Foi um movimento literário e ideológico desenvolvido por intelectuais, escritores e políticos negros francófonos na França em 1930. Geralmente considera-se René Maran(autor de Batouala) como precursor do movimento. Contudo foi Aimé Césaire que criou o termo Negritude do francês( Négritude) na revista L'étudiant noir ("O estudante negro"). Com o

conceito pretendia-se em primeiro lugar reivindicar a identidade negra e sua cultura, perante a cultura francesa dominante e opressora.

Este movimento surgiu a partir do movimento pan-africano, e os principais representantes deste movimento são:

  • Aimé Césaire(1903-2008)–um dos mais importantes poetas surrealistas no mundo e um dos fundadores do movimento Negritude, publicou várias obras das quais, a que mais se destaca é “Cahier d'un Retour au Pays Natal” em 1939, que significa: Caderno de retorno à Terra nativa;
  • René Maran(1887–1960)– considerado precursor do movimento Negritude, publicou várias obras das quais, a que mais se destaca é “Batouala” em 1921.
  • Léopold Senghor(1906–2001)–poeta e um dos fundadores do movimento Negritude. Das suas obras, as mais engrandecidas são: Chants d'ombre (1945), Hosties noires (1948), Ethiopiques (1956), Nocturnes (1961) e Elegies majeures (1979);
  • Léon Damas(1912–1978)–poeta e um dos fundadores do movimento Negritude, publicou a livro “ Pigments” em 1937, um conjunto de poemas prefaciado por André Gide.

Os temas mais frequentes neste movimento eram: exaltação dos valores culturais dos povos negros, enaltecer a história dos povos Africanos e a raça negra e a exaltação à liberdade.

Estes movimentos contribuíram para o enriquecimento da literatura porque trouxeram registros de  histórias africanas, da cultura africana e conscientização da identidade africana que antes era deturpada por aqueles que diziam que os africanos eram animais e tinham que ser civilizados.

CONCLUSÃO

Ao ler sobre estes movimentos pude concluir que o pan-africanismo tinha um carácter muito mais político do que literário, mais as suas ideias contribuíram para o surgimento da Negritude que é um movimento que apostava mais na literatura para difundir as suas ideias, assim teve mais repercussão do que o pan-africanismo, tendo despertado muitas pessoas, que acabaram se juntando a causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com