TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Fazer Resumo Dos Textos Utilizados No módulo I E Explicar Como Eles Contribuem Para O Ensino De História Em Sala De Aula".

Artigos Científicos: "Fazer Resumo Dos Textos Utilizados No módulo I E Explicar Como Eles Contribuem Para O Ensino De História Em Sala De Aula".. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 3

Com a ditadura civil - militar de 1964 a 1984, veio vários debates e dentre eles sobre a educação no Brasil e o ensino de História com uma disciplina, tendo como foco a formação de professores em licenciatura curtas e a extinção da disciplina de Estudos Sociais e ainda não esquecendo o conteúdo do livro didático.

Houve um crescimento em relação á publicação de livros didáticos e das escolas privadas, enquanto isso também aconteceu um desinteresse dos sindicatos ou qualquer entidade em relação ao ensino de História na mesma época. Ás pesquisas científicas foram favorecidas com um crescimento acadêmico em relação ao ensino e aprendizado de História e com a valorização desta na cultura escolar, com os saberes e as práticas educativas, ocorridos em diferentes lugares. O progresso só veio reafirmar que o ensino de História é muito mais que reproduzir conhecimento, e sim, uma produção escolar.

A disciplina de História tem seu momento também na história da educação escolar, sendo objeto de estudo como em pesquisas, publicações, livros didáticos, projetos de formação de professores. A história como disciplina vem com suas metodologias, currículos, práticas, sendo um assunto farto e com muita disputa teórico e políticos.

Ao ensinar a historia é necessário incluir a história do local onde a instituição esta localizada, dos moradores que são uma fonte de conhecimento farto. Pois a historia esta repleta de recortes tanto temporal como histórico com as mudanças e as afirmações da disciplina, sendo uma conquista que continuava em processo na década de 1990 e com esta formação veio algumas mudanças com a extinção das disciplinas OSPB (Organização social política brasileira), EMC (Educação moral e cívica) e os cursos superiores em licenciatura em Estudos Sociais.

Mas ao passar dos anos novas disciplinas surgiram e em 2003 com a lei 10639 veio a determinação de ensinar com um conteúdo especifico o Ensino da História da África e tendo também incluso no calendário escolar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e com esta obrigatoriedade veio as duvidas e questionamentos sobre com que conteúdo, o que ensinar e tudo isto mesmo tendo um parágrafo da lei com esta diretriz.

Mesmo alguns tendo duvidas sobre o que ensinar aos seus alunos sobre história da África, a própria historia nos dá como fazê-lo, por meios de fontes ricas e vastas no mundo acadêmico. Em 1838 foi criado dos grandes recursos para a historiografia brasileira, o IHGB – Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e o Colégio Dom Pedro II no Rio de Janeiro onde estes tem a finalidade de produzir e disseminar a historia nacional e onde o IHGB cumpriu seu papel histórico ao coletar, publicar e arquivar os documentos importantes para a Geografia e Historia do Império do Brasil. Ao trabalhar com fontes históricas em sala de aula, faz com que o entendimento do aluno e seu conhecimento se expanda e abra o desejo de conhecer mais sobre o assunto.

Todos os textos têm o seu propósito para o conhecimento e precisamente em sala de aula, é necessário passar o conteúdo aos alunos, mas podemos fazer que seja de uma maneira menos cansativa e mais divertida, que trabalhando com fatos, fotos e fontes, de acordo a experiência aplicada em sala de aula, pode-se ver a maior e melhor aceitação e com entendimento do assunto pelos alunos, onde até surgi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com