TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo

Artigo: Feudalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

FEUDALISMO

O feudalismo veio a surgir com a busca dos europeus por proteção contra as diversas invasões dos séculos IX e X, sendo entre elas as húngaras(leste), vikings (no norte), e muçulmanos (no sul). Com isso esses europeus acabaram saindo da cidade e indo para o campo (ruralização).

Para entendermos melhor feudalismo, segundo Jacques le Goff, foi um sistema de organização no qual os senhores, subordinados uns aos outros (como na peça Raphael que era o vassalo subordinado ao Brazão que era o suserano - lembrando que se o Raphael quisesse ele podia dividir parte de sua terra com um nobre, virando assim um suserano e o nobre um vassalo) por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver (como é o caso das duas escravas na peça).

O vassalo devia ao suserano fidelidade e prestação de serviços, assim como o suserano devia para o vassalo assim como outras coisas proteção militar. O feudo era passado em duas etapas, a homenagem(juramento de fidelidade) e a investidura(ato de transmissão do feudo ao vassalo).

A sociedade era dividida entre nobres(ordem dos detentores de terra), clero(ordem dos membros da Igreja católica, os dirigentes da Igreja administravam suas propriedades e tinham grande influência política e ideológica sobre toda a sociedade) e servos (compreendendo a maioria da população camponesa, os servos realizavam os trabalhos necessários à subsistência da sociedade). A produção agrícola predominante foi a de bens agrícolas e pastoris, que tinha como principal unidade produtora o senhorio(extensão de terra) e como forma de trabalho a servidão.

O senhorio então se dividia em campos abertos(onde os servos recolhiam madeira e frutos), reservas senhoriais(tudo que nela fosse plantado pertencia ao senhor) e mansos servis(terras onde os servos retiravam seu próprio sustento). Além de que o servo devia para seu senhor a corvéia: que significava que ele tinha que trabalhar alguns dias da semana gratuitamente na reserva senhorial. A talha: em que os servos eram obrigados a entregar parte de sua produção ao senhor. E a banalidade: em que o servo devia pagar taxas por usar o equipamento do senhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com