TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo

Resenha: Feudalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  269 Visualizações

A passagem de sistema fechado para sistema aberto se iniciou no período de Baixa Idade Média (mais especifico, a partir do século XIV). Esse tema, foi e ainda é discutido entre várias correntes historiográficas. No campo marxista estão autores como Marx – Maurice Dobb, Paul Sweezy e Ellen M. Wood, esses autores, foram os que mais debateram sobre a questão da passagem.

Em razão de fatores como a ascensão da burguesia nas cidades medievais, o sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV. Com essa crise, tanto os senhores feudais quando os burgueses tiveram que agir e reverter o quadro de estratégias para com o desenvolvimento de suas economias. Por isso não se pode dizer que as forças capitais estavam em latência apenas nos comerciantes, pois estava também afetando os campos. Porem o desenvolvimento comercial acabou que favorecendo (em poucos casos) os senhores feudais. E não há uma concretização certa o porque da passagem do feudalismo para o capitalismo.

Apesar do declínio do feudalismo e a origem do capitalismo ocorrerem na mesma época, foram fenômenos independentes. As bases materiais para indústrias nasceram do campo, sobretudo no caso inglês e ao mesmo tempo foi adquirida a experiência do comércio nas cidades, que criou a sofisticada relação de troca monetária (troca de bens).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com