TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo e revolução científica e tecnológica

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Feudalismo e revolução científica e tecnológica

O feudalismo foi um sistema de produção predominante nos séculos V e X, fazendo com que a Europa Ocidental sofresse uma serie de transformações. Mas como todo modo de produção sofre transição, a dissolução do feudalismo veio por volta do final da Idade Média, e um dos fatores para essa transição foi a revolução cientifica e tecnológico.

A sociedade feudal conheceu, entre os séculos XI e XII uma fase de grandes mudanças. Mas foi a partir do século XIV que o mundo medieval começou a desintegrar-se; um processo que durou até fins do século XVII. O feudalismo enfraqueceu como também a visão medieval do universo se transformou na compreensão moderna e científica da natureza.

Com a dissolução do feudalismo a igreja também deixou de ser a toda poderosa. Antes qualquer que seja uma ideia revolucionaria, que fugisse dos padrões da igreja, era condenada, fazendo com que seu criador a negasse. Com o fim dessa forma de pensamento o teocentrismo deixa de ser a referência da sociedade e o antropocentrismo toma o seu lugar. Antes a base da formação de uma análise era através da observação e classificação (conclusões limitadas) na qual impedia qualquer tipo de questionamento; agora os métodos de análise deveria apresentar, observação, analise, hipóteses, experimentação, testes das hipóteses e formas de conclusões. É a razão tomando o lugar da emoção.

Diversos movimentos sociais, culturais e religiosas prestaram suas valiosas contribuições para o incremento da Revolução Científica. Aquele era o período do Renascimento, uma fase que pregava a volta da cultura Greco-romana. Outra característica era o humanismo, uma corrente de pensamento interessada em um crítico e, principalmente, valorizava mais os homens. Tais abordagens mudaram muito o pensamento humano.

Muitos nomes marcaram a revolução cientifica e tecnológica, como, Isaac Newton, Galileu Galilei, René Descartes, Francis Bacon, Nicolau Copérnico, etc. esses nomes revolucionaram o mundo, trazendo novos conceitos físicos, matemáticos, sociais, etc.

Pode-se dizer que a revolução científica e tecnológica nos trouxe ao mundo de hoje, pois se a forma de pensamento radical da época feudal prevalecessem, tais descobertas seriam condenadas, e o progresso não estaria em andamento rápido, como foi, e é.

Referências: Perry, Marvin. "Civilização Ocidental”, a revolução cientifica do séc. XVII. Disponível em: http://lrsr1.blogspot.com.br/2011/04/o-racionalismo-de-descartes-revolucao.html. Acesso em 20 de junho de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com