TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Carta De Atenas

Dissertações: Fichamento Carta De Atenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 4

CARTA DE ATENAS

Carta de Atenas foca na questão da cidade, do planejamento urbano e da resposta aos problemas urbanísticos decorrentes do crescimento das cidades, apresentando propostas de melhorias para tais problemas.

Inicialmente, fala-se sobre a formação das cidades, da adaptação territorial, de modo que formaram-se conjuntos que se modelavam às condições existentes, dando origem às cidades. Assim, de acordo com as regiões em que haviam condições de adaptação, as cidades foram se formando, de modo que dependendo da região em que estivesse, haviam melhores ou piores condições de desenvolvimento e diferentes problemas urbanos.

Logo, a formação das cidades recebe diversas influências, deve se levar em consideração a necessidade do homem de convívio social, que lhe dá uma maior sensação de segurança, mas também exige regras e colaboração mútua. Outros fatores relevantes na formação das cidades são as questões geográficas e topográficas, que ao longo do tempo exigiram mudanças e adaptação do homem que, de acordo com a região, tem que enfrentar diferentes fenômenos da natureza e adaptar-se a eles, já que não pode modificá-los. Outra questão é a situação econômica, que também pode favorecer ou dificultar o desenvolvimento das cidades, além disso, há a questão administrativa que está sempre sujeita a grandes mudanças e a questão das influências na formação histórica. Portano, o desenvolvimento das cidades está sob constante influência de diversos fatores e de diversas mudanças, que podem favorecê-lo ou prejudicá-lo.

Em seguida, fala-se a respeito da questão populacional, do crescimento da população influenciado pela questão da industrialização, e de como esse crescimento e essa industrialização trouxeram problemas para as cidades. As condições habitacionais tornam-se muito piores e o saneamento é muito prejudicado ou nem existe em certas regiões. Existindo ainda os fatores econômicos que muito influenciam nas condições de vida das pessoas da cidade, sendo que algumas vivem em regiões muito favorecidas, enquanto outras sobrevivem em regiões cujas condições muitas vezes são precárias. Assim surgem grandes problemas urbanos em decorrência da formação de subúrbios, que praticamente não têm ligação com as cidades, já que ficam em locais isolados e seus habitantes devem deslocar-se por grandes distâncias para ter acesso às necessidades básicas como escolas ou hospitais.

Também é abordada a questão das áreas verdes que nem sempre são valorizadas e isso acaba trazendo problemas para o meio embiente e para a saúde das pessoas. Também é necessário que haja áreas destinadas ao lazer das pessoas, que lhe proporcionem bem-estar e boas condições de vida à população. Alguns bairros atendem a essas questões, enquanto outros menos favorecidos não, e quando atendem, a má utilização dessas áreas acaba trazendo mais problemas que soluções. Para solucionar essa questão, é feita a proposta de reconstrução, esses bairros deveriam ser reorganizados, com planejamento urbano, atendendo às questões das necessidades básicas.

Outra abordagem feita na Carta de Atenas é sobre a questão do trabalho, que em muitos locais da cidade é um problema. A disposição urbana é feita de uma forma quase irracional, de modo que as pessoas têm que se deslocar diariamente por grandes distâncias para chegar ao trabalho, e, muitas vezes, ainda enfrentando outros problemas, como o trânsito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com