TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repostas Carta De Atenas

Monografias: Repostas Carta De Atenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 6

1) Porque as cidades não podem ser estudadas á parte das regiões em que estão inseridas? E de que depende seu desenvolvimento?

Porque a cidade e o campo,constituem os elementos da que se pode chamar unidade regional. Toda cidade faz parte de um conjunto geográfico, econômico, social, cultural e político (região), do qual depende seu desenvolvimento.Grandes ou pequenas, pois, as cidades não podem ser estudadas à parte das regiões em que se integram e que lhes formam o ambiente natural.

O Desenvolvimento dessas cidades depende:

a) de suas características geográficas e topográficas - clima, terra e águas, comunicações naturais

b) de seu potencial econômico - recursos naturais (solo e subsolo, flora e fauna, fontes de energia e matérias primas) e recursos técnicos (produção agro-pastoril e industrial, circulação e distribuição da riqueza);

c) de sua situação social e política - estrutura social da população, regime político e organização administrativa.

2) Segundo a Carta de Atenas, descreva sucintamente as quatros funções da cidade.

As quatro funções das cidades são: habitação, recreação, trabalho e circulação.

Habitação: A densidade da população é demasiada nos distritos centrais: em muitos casos ultrapassa 400 habitantes por acre (1.000 por hectare). Nos distritos super povoados, as condições de vida são insatisfatórias, o que se deve ao fato de estar a superfície do solo quase toda edificada. Esse fato torna-se extremamente sério em vista dos reduzidos recursos econômicos dos habitantes de tais distritos. A cidade vai, à medida que cresce, destruindo as áreas verdes que antes lhes rodeavam os bairros de moradia. Privando a população da oportunidade de viver dos benefícios na proximidade do campo. As áreas mais densamente povoadas são, em via de regra, os sítios menos apropriados para a habitação, tais como os expostos à insolação Norte em terreno acidentado, os de baixada, sujeitos a inundações ou nevoeiros, e os na proximidade de distritos industriais, consequentemente perturbados por vibrações, ruídos e fumaça. As leis vigentes em verdade, parecem ignorar as conseqüências da superpopulação, da carência de espaços livres, das condições precárias de tantas habitações e da ausência de serviços comunais. E delatam também não se aperceber das possibilidades ilimitadas que o planejamento moderno e as novas técnicas criaram para a reconstrução das cidades.

Assim tem-se os objetivos a se atingir: Os distritos residenciais devem ocupar os melhores sítios. Devia-se prescrever um mínimo de exposição à luz solar para as estruturas residenciais, seja qual for sua localização ou classe. Limite diversos de densidade deviam ser estabelecidos para distritos residenciais diferentes, de acordo com os fatores que influenciam as condições de vida em cada um deles. Técnicas modernas deviam ser empregadas na construção de blocos de apartamentos, de vários andares e largamente espaçados, sempre que se tratasse de alojamento para concentrações de alta densidade demográfica. O alinhamento dos edifícios residenciais, ao longo das artérias de tráfego, deve ser proibido por motivos higiênicos, uma vez que tais casas ficam expostas ao ruído, poeira e gases.

Recreação: Presentemente, os espaços livres que existem nas cidades são em geral insuficientes. Em muitos casos são mal situados e de acesso difícil para muitas pessoas. Os poucos “play-grounds” e campos de esportes existentes ocupam, de regra, áreas que se destinam a edificação em futuro próximo. Isto explica sua freqüente transferência. À medida que o solo se valoriza, essas áreas livres desaparecem, sendo os campos de jogos e esportes restabelecidas em novos pontos, cada vez mais longe dos distritos centrais.

Exigências a atender: Cada distrito ou bairro residencial devia contar com áreas livres necessárias, arranjadas em forma de “play-grounds”e de campos de esportes, para crianças jovens e adultos. O estado sanitário dos distritos densamente povoados devia ser melhorado mediante a demolição de cortiços e edifícios em condições análogas, utilizando-se as áreas desocupadas para fins recreativos. Os espaços livres perto dos locais de recreio infantil ou “play-ground” deviam ser destinados a escolas maternais, e parte da área dos parques, reservada para empreendimentos de utilidade pública, tais como bibliotecas, museus e auditórios, de características adequadas à vizinhança. Os sítios próximos das cidades, quando dotados de certos aspectos da natureza (rios, praias, florestas, lagos, etc.) deviam ser aproveitados para instalação de recreio.

Trabalho: Observações sobre problemas das zonas industriais e comerciais: Os locais de trabalho (industrial, comercial e burocrático) não se acham situados na estrutura da cidade com as respectivas funções. A falta de uma coordenação planificada dos locais de trabalho e de moradia é responsável pêlos trajetos excessivos entre uns e outros. O tráfego sobrecarregando nas “horas de pique” por força de comunicações desorganizadas.

Soluções: As indústrias deviam ser classificadas segundo sua natureza e necessidade, e distribuídas em zonas especiais por todo o território da região que a cidade influencia. Os trajetos entre as habitações e os locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com