TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento O Sentido da Colonização

Por:   •  28/2/2021  •  Resenha  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Licenciatura em História – 4º período

História do Brasil 1

Prof. Dr. Marcus Fernandes Marcusso

Discente: Pedro Emílio Paradelo

Fichamento

Texto: ______, Sentido da Colonização. In: PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 23. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. pp. 19-32.

Embora o texto indicado para leitura fosse apenas o “Sentido da Colonização”, leu-se também a “Introdução”, razão pela qual esse fichamento se ocupa dos dois textos.

 

I) Introdução

– Logo na Introdução, Caio Prado Júnior chama a atenção para o fato de que o início do séc. XIX, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, é um momento duplamente importante para a história do país: sintetiza, por um lado, trezentos anos de práticas coloniais, apresentando “o que se encontra de mais característico e fundamental” nesses anos, e serve, por outro lado, de chave para “interpretar o processo histórico posterior e a resultante dele que é o Brasil de hoje”.

– Em 1800 a colonização não traria mais nada, as realizações e possibilidades que a Metrópole poderiam oferecer haviam se esgotado.

– A necessidade de se voltar para o período colonial se justifica pela presença de elementos constitutivos do Brasil terem sua origem nos trezentos anos de práticas coloniais. O Brasil que se encontra no séc. XIX está prenhe de elementos coloniais que irão se transformar, mas continuarão presentes até no período em que o autor escrevia (década de 1940).

– Nesse sentido o autor aponta alguns exemplos de como o Brasil colonial ainda permeia o Brasil contemporâneo: a desorganização do trabalho livre; uma economia baseada e dependente da produção para exportação; as relações de classe, principalmente no interior rural do país (referência aos latifúndios?), etc.

– Para Caio Prado Júnior, “os problemas brasileiros de hoje, os fundamentais, pode-se dizer que já estavam definidos e postos em equação há 150 anos” e é preciso resolver esses primeiros para dar conta dos outros que o país se esforça para solucionar hoje. Esses problemas mais antigos que precisam ser resolvidos primeiro frequentemente são causas dos problemas que insistimos em enfrentar hoje e que são sintomas daqueles primeiros ainda insolúveis.

II) Sentido da Colonização

– A história de um povo possui um “sentido” formado (e identificado) pelo “conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais” em um largo período de tempo, por isso o autor se volta aos trezentos anos de colonização portuguesa em busca do “sentido” tomado pela história brasileira até o séc. XIX.

Na busca desse “sentido”, aquela visão da colonização “como um acontecimento fatal e necessário, derivado naturalmente e espontaneamente do simples fato do descobrimento” é objeto de crítica pelo autor.

– A colonização é antes fruto da expansão marítima europeia depois do séc. XV

∟a expansão marítima tem origem nas empresas comerciais empreendidas pelos navegadores

∟até o séc. XIV o comércio é terrestre e a navegação primitiva

∟a rota marítima pelo Estreito de Gibraltar substitui a rota comercial terrestre que ligava o Mediterrâneo ao Mar do Norte

∟isso traz primazia comercial aos países banhados pelo oceano Atlântico.

– Dessa “reconfiguração” comercial virá a expansão europeia ultramarina, cujo pioneirismo caberá a Portugal.

– A exploração da costa africana e o descobrimento e colonização das ilhas portuguesas, o roteiro para as Índias e o descobrimento da América são eventos da empresa comercial a que se dedicam os países europeus e da qual Portugal toma parte.

– Portugal, assim como outros países da Europa, abordará cada uma dessas empresas pela perspectiva do tráfico, não da colonização.

∟a passagem para o Oriente através da América, por exemplo, tinha por objetivo o tráfico de especiarias.

– A ocupação dos territórios descobertos envolvia agentes comerciais, funcionários e militares para a defesa, organização em feitorias* destinadas a comercializar com os nativos e servir de articulação entre as rotas marítimas e os territórios ocupados (lembra o Congo de Coração das Trevas).[pic 2]

– A ocupação dos territórios com povoamento efetivo só surgiu como contingência, necessidade imposta por circunstâncias novas e imprevistas.

– Na página 24 da edição consultada:

Nessas condições, “colonização” ainda era entendida como aquilo que dantes se praticava; fala-se em colonização, mas o que o termo envolve não é mais que o estabelecimento de feitorias comerciais, como os italianos vinham de longa data praticando no Mediterrâneo, a Liga Hanseática no Báltico, mais recentemente os ingleses, holandeses e outros no extremo Norte da Europa e no Levante; como os portugueses fizeram na África e na Índia. Na América a situação se apresenta de forma inteiramente diversa: um território primitivo habitado por rala população indígena incapaz de fornecer qualquer coisa de realmente aproveitável. Para os fins mercantis que se tinham em vista, a ocupação não se podia fazer como nas simples feitorias, com um reduzido pessoal incumbido apenas do negócio, sua administração e defesa armada; era preciso ampliar essas bases, criar um povoamento capaz de abastecer e manter as feitorias que se fundassem e organizar a produção dos gêneros que interessassem ao seu comércio. A ideia de povoar surge daí, e só daí.

– Essa nova “colonização” de povoamento, contudo, vai variar de acordo com as circunstâncias particulares que se apresentarem.

 ∟Primeiro ela vai ser determinada pela natureza dos gêneros aproveitáveis proporcionados por cada um daqueles territórios. Na maior extensão da América, isso significa madeiras, peles e pesca.

∟Futuramente essa base econômica será substituída pela agricultura (no Brasil, significa “açúcar”?)

– Na sequência Caio Prado Júnior dedica o restante do capítulo a analisar as diferenças coloniais de acordo com os climas dos territórios: dividindo assim as colônias em clima temperado e as colônias em clima tropical e subtropical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com