TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro novos sentidos para ciência, do capitulo Questões de métodos na construção de pesquisa em educação

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 1]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA II

DOSCENTE:

DISCENTE:

FICHAMENTO

GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Novos sentidos para ciência. IN: Questões de métodos na construção de pesquisa em educação. 2. Ed.- São Paulo: Cortez editora, 2011.

Objeto de pesquisa: No capítulo um do livro Questões de método na construção da pesquisa em educação de Evandro Guendin e Maria Amélia Santoro Franco, publicado em 2011, é discutido a respeito das praticas cientificas dentro da educação e aprofundam-se nos sentidos e complexidade da própria prática científica educacional.

Objetivos: “Pretende adentrar nos sentidos da pratica cientifica construídos historicamente que não consideram as especificidades das praticas sociais da educação.” (p.37)

Hipótese: “mais do que a questão da cientificidade, a preocupação da ciência que investiga a educação deverá ser o seguinte problema: em que condições as produções de seus pesquisadores são capazes de inventar um mundo, de tornar-se parceiras da humanidade e de pensar não somente o que e verdadeiro, mas o que e justo e desejável?” (p. 39)

Metodologia: Pesquisa Bibliográfica

Principais conceitos do autor:

Educação: “É uma pratica social humana; é um processo histórico, inconcluso, que emerge da dialética entre o homem, mundo, história e circunstancia. [...] é um objeto de estudo que se modifica parcialmente quando se tenta conhecê-la, assim como, à medida que é apreendida, provoca alterações naquele que dela se apropriou” (p. 40 e 41)

Lógica da dialética: “Sistema de pensamento racional que reflete fidedignamente o movimento real das transformações que se passam no mundo exterior, físico e social” (p. 48)

Ciência: “Conhecimento que inclua, em qualquer forma ou medida, uma garantia da própria validade. A noção de qualquer forma ou medida vem, [...] relativizar e recompor a de verdade absoluta que por muitos séculos esteve associada à idéia de ciência.” (p. 50)

Conhecimento: “é uma crença apoiada em alguma forma de legitimação e considera duas atitudes intelectuais na busca da justificação de um sistema de crença: a primeira denomina-a de teoria do endosso [...] a segunda teoria da seleção.” (p. 51)

Teoria do endosso: “visam à legitimação apoiada no sistema de crenças existentes no sistema estabelecido;” (p. 51)

Teoria de seleção: “legitimação se dá com base em critérios de validade independente do conjunto de crenças locais, dotados de autoridade exterior a esse conjunto.” (p. 51)

Pesquisa empírica: “era retratado, muitas vezes, como um perfil médio; era tratado como um replicador de procedimentos, e podia também ser visto como um aplicador de normas disciplinares ou mesmo como um organizador de ambiente de ensino.” (p. 61)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com