TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Três Histórias de Família: Os Núcleos Parentais

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

LEVI, Giovanni. “Três histórias de família: os núcleos parentais”. In: Giovanni Levi. A herança imaterial. Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, 87-130.

A parcialidade da documentacao tem um carater substancialmente social: as mulheres, os pobres e as criancas quase nao sao representados, mesmo aparecendo frequentemente como parte passiva nas relacoes. De qualquer forma, as fontes documentais nos mostram uma grande quantidade de personagens de todos os tipos, o que e suficiente para descrever uma comunidade e seus comportamentos. Qualquer pesquisa prosopografica sobre uma populacao pequena e anonima deve desistir da ideia de totalidade e nao pode acompanhar seus atores para além da quantidade mais condensada de documentos.

 A leitura de um amplo macro de documentos heterogêneos e cotidianos e, porém, semelhante a Pesquisa de campo, como se estivessemos na praca de Santena ouvindo (p.89)

Está tudo nos documentos, ou seja, os nascimentos, as mortes, os casamentos, as compras, as falências, os sucessos, I as relações com os senhores feudais, as tempestades, as colheitas, os homicídios, os ferimentos e as passagens dos soldados. A conexão entre tais elementos sugere escolhas, estratégias, paixões e incertezas. (p. 90)

O discurso sobre a estratificacao social nao pode, portanto, ficar limitado as dimensoes das propriedades e nos conduz a compreensao de estrategias familiares complexas sobre as quais funcionavam mecanismos fatais, que filtravam o sucesso e o insucesso, a sobrevivencia e o desaparecimento. (p. 96)

Todavia, e igualmente inegavel que existe, por parte dos historiadores, uma

tendencia quase instintiva a procurar segurancas demonstrativas em dados quantitativos, em tipologias e em modelos formais simplificados que comparam situacoes longinquas atraves de semelhancas ou diferencas cujas causas permanecem fugazes. A vida cotidiana do passado e os comportamentos individuais das massas pobres ou marginalizadas pela sociedade nstitucionalizada deixaram vestigios que podem se revelar desviantes.

uma parcialidade etnocentrica que levou os historiadores.de hoje a seguirem a trilha facil das explicacoes simplistas e das causas

unicas. E e um fato inegavel que a pedra fundamental sobre a qual se construiu o debate historico atual teve que ser, frequentemente, baseada em uma esquematizacao simplificadora. (97)

nucleo co-residente. Ao contrario, podemos supor que grande parte das transformações reais nao deva ser procurada na estrutura interna da familia, difusa ou nuclear, que permaneceu formalmente igual, ao longo dos seculos, como que indiferente as profundas transformacoes economicas, politicas e religiosas. Tais transformacoes devem ser buscadas no campo menos homogêneo e institucionalizado das relacoes externas entre nucleos estruturados. Em outras palavras, devemos observar as formas de solidariedade e cooperacao seletiva adotadas para organizar a sobrevivencia e o enriquecimento, ou seja, as amplas fontes de favores, dados ou esperados, através dos quais passam informacoes e trocas, reciprocidades e protecoes. A analise das estrategias das familias de Santena sera buscada, portanto, em um contexto que vai alem da unidade de residencia.[Falaremos de familia no sentido de grupos nao-co-residentes mas interligados por vinculos de parentela consanguinea ou por aliancas e relacoes fictícias. (98)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com