TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento da Primeira e Segunda Época Medieval

Por:   •  26/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO SOBRE A 1ª E A 2 ª ÉPOCA MEDIEVAL

TAUBATÉ

2019


VINICIUS MOREIRA PEREIRA DA ROZA

FICHAMENTO SOBRE A 1ª E A 2 ª ÉPOCA MEDIEVAL

TRABALHO FEITO NO CUROS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ


1 Época Medieval (1198-1434)

Nesta época ocorreu dois grandes movimentos literários: A Floração lírica trovadoresca e a Floração dos poetas palacianos. (Pág. 12)

Fernão Lopes como cronista oficial do reino tornando-se assim muito importante na vida do país. (pág. 12)

Língua Portuguesa ganha bastante características nacionais. (pág. 12)

Prosa Literária inicia-se com as crônicas de Fernão Lopes. (pág. 12)

Divisão da produção literária medieval: Onde temos o galego-português como instrumento linguístico e a segunda divisão se dá com a chegada do poeta Sá de Miranda. (pág. 12)

Em 1198 a primeira cantiga de amor foi escrita, e datada a mais antiga composição feita. (pág. 12)

Poesias Românticas, e suas individualidades literárias, com laços de comunidade, com duas vertentes: a poesia provença do sul da França, e a lírica Minnessang na Alemanha. (pág 13)

Poesia de Entre-Douro-e-Minho cresce com grande influência de estímulos interiores e algumas sugestões formais da poesia lírica da provença. (pág. 13)

As mulheres desta época não eram somente poetisas também domavam as artes das músicas. (pág. 14)

A penetração nas terras galego-portguêsas, ocorreu por meio da poesia cortês da França Meridional, e o resultado foi a perfeição da criação poética. (pág.14)

Cantares D’amigo: tinha uma estrutura coral, com versos parelhados na forma e no conteúdo, seguidos de refrão. Tudo isso aliada a dança, se denomina como Poesia Paralelística, suas pretensões eram totalmente artísticas, com uma narrativa, sendo assim a forma de poesia formal vai desaparecendo,e deixa de ser um tanto quanto primitiva. (pág. 14)

Nas cantigas d’amigo, compostas por trovadores masculinos, permanecia a tradição fiel à poética da primitiva România, em que o sujeito dessa poesia era a Mulher. (pág. 15)

Nos cantares d’amigo continham dramas, e situações da vida amorosa das donzelas, onde seu principal foco eram elas burguesas que levavam a vida doméstica, e também as que viviam a vida no campo. (pág.15)

Nas cantigas d’amigo continha sempre um leve saudosismo, com um teor de sentimentos que caracterizava a saudade galego-portuguêsa. Com isso criava um certo tipo de autenticidade que não havia tanto nas cantiga d’amor. (pág. 15)

Uma maneira de classificar os cantares d’amigo é observar que seus teores eram extremamente amorosos. Onde tinham situações que as donzelas se encontravam narrando a separação de amigos com uma partida. (pág. 16)

O ambiente nas cantigas d’amigo era sempre rústico, e não palaciano como no cantar d’amor. (pág. 16)

Os cantares d’amor tinha procedência provençal. (pág. 16)

O tema em cantares d’amor sempre eram sobre a coita, ou paixão vivida pelo homem que está a serviço de uma dama. (pág. 16)

Os cantares d’amor contém um pouco de idealismo, onde a mulher designa um papel de uma pessoa totalmente abstrata. (pág. 16)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com