TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte Histórica Jose D'Assunção

Artigo: Fonte Histórica Jose D'Assunção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Fontes Histórica: Revisando alguns aspectos primordiais para a Pesquisa História

José D’Assunção Barros

Fonte Histórica é tudo aquilo que é produzido pelo homem, que traz vestígios de sua interferência, que nos dá uma compreensão do passado. Temos diversas fontes sendo documentos textuais que podem ser crônicas, cartas, obras literárias, ou qualquer outra fonte de testemunha ou discurso que nos traga uma realidade vivida no passado. Também incluso nesse contexto temos a arqueologia, e outras fontes de cultura material (seriam as cerâmicas, utensílios utilizados pelos povos, as ruas, igrejas etc.) O corpo humano é uma fonte muito confiável.

Muitas fontes ficaram mais acessíveis e de melhor compreensão, quando as disciplinas passaram a trabalharem juntas o que chamamos de interdisciplinares. Foi possível por exemplo com a História e a Geografia juntas usar a paisagem natural como uma possível forma documental. A partir disto a história passa a ter novos objetos antes desprezados pela História Tradicionais.

Então, o historiador começa a utilizar de outros meios para suas pesquisas, o que antes era baseado nos arquivos, na história contemporânea começa-se a utilizar de novos objetos.

Houve algumas mudanças na história, por exemplo antes usava-se a expressão “documento histórico”, está palavra está muito relacionada a um conceito de ‘prova’, além de ser uma palavra jurídica. Hoje usa-se mais a palavra “fonte histórica”, pois os historiadores não têm como necessariamente a prova. Porém, quando utilizada a palavra documento histórico, já não é relacionado a textos (arquivos) como no passado.

Antes usava-se na história a palavra “fontes primarias” e “fontes secundarias”, hoje usa-se a palavra “fontes diretas” e “fontes indiretas”. A fonte que chamamos de diretas é um relato ou um escrito que foi testemunhado pelo autor. Já a fonte indireta é relatada por meios de intermediários, ou seja não testemunhado pelo autor. Pode ocorrer em alguns casos que a fonte seja direta e indireta.

As fontes muitas vezes podem ser intencionais, podendo transmitir a sua ideologia. Ao falarmos de intencionalidade, falamos de fontes voluntarias e as involuntárias, essas fontes podem ser intencionalmente deixadas para as gerações futuras ou pode ter sido deixada sem a intenção de legar um testemunho posteriormente.

Sobre a qualidade das fontes, seguindo o pensamento de Aróstegui em A Pesquisa Histórica, “fontes materiais” seriam as fontes arqueológicas e as “fontes culturais” seria o que se tem por traz dessas fontes, ou seja a cultura que certo objeto tem.

Para melhor compreensão das fontes, devemos estudar as fontes materiais (objetos) que podem ser opostas ao que chamamos de “fontes de conteúdo”, que transmitem um mensagem e conteúdo. Fontes como as “textuais”, “iconográficas”, entre outras são subcategorias das” fontes de conteúdo”. Temos também as “Fontes imateriais” que são fontes como ritual religiosos, uma dança, entre outros.

Fontes textuais, são produzidas através da escrita e são divididas em duas formas a manuscrita e a impressa. Sobre as fontes literárias, elas essencialmente possuem um autor, e tem diversos gêneros textuais, podem ser texto teatral, uma poesia entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com