TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Jornalísticas

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 5º SEMESTRE

FRANCIELI JORGE DOS SANTOS

ISADORA ROVAIS MARQUES

SUELLEN DOS ANJOS ZAMBERLAN DE ARAUJO

SULAMYTA COSTA DA CRUZ

WANDER BAVATTI CAMPOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 4]

Umuarama

2016

FRANCIELI JORGE DOS SANTOS

ISADORA ROVAIS MARQUES

SUELLEN DOS ANJOS ZAMBERLAN DE ARAUJO

SULAMYTA COSTA DA CRUZ

WANDER BAVATTI CAMPOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Metodologia do Ensino da História, História da América, História do Brasil Imperial e Seminário de Prática V.

Professores: Fabiane Tais Muzardo, Fabiane Luzia Menezes Santos, Aline Vanessa Locastre, e Leandro César Leocádio.

Tutor presencial: Dércio Fernando Moraes Ferrari

Pólo de Apoio Presencial: Umuarama – I -Global - PR

Umuarama

2016

SUMÁRIO

1-        SÍNTESE DO ARTIGO: Um acontecimento, três jornais: processos de produção do Jornalismo latino-americano.        

2-        ANÁLISE COMPARATIVA: A greve dos profissionais da educação no estado do Paraná em 2015.        

3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. SÍNTESE DO ARTIGO: Um acontecimento, três jornais: processos de produção do Jornalismo latino-americano.

O presente artigo tem como objetivo relatar como o jornalismo organiza e interpretam os acontecimentos, em especial ao Angostura, acontecimento este ocorrido em território equatoriano com a invasão do Exército colombiano, em 1º de março de 2008, com a finalidade de desmantelar o posto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sob comando de Raúl Reyes.

A morte de Raúl Reyes é vista pelos jornais - O Estado de S.Paulo (brasileiro), El Tiempo (colombiano) e o El Comercio (equatoriano) - como um acontecimento histórico.

Nos dias posteriores ao ataque os jornais El Tiempo e o El Comercio relatam que a partir da morte do seu líder a Farc se desestabilizou. Enquanto os jornais O Estado de S.Paulo e o El Comercio destacam as denúncias vindas da Colômbia, o jornal El Tiempo dedica-se aos nexos das Farc com os governos do Equador, Venezuela e Nicarágua, além dos supostos computadores portáteis de Reyes. E ainda de maneira diferenciada O Estado de S.Paulo trata da reação do Equador diante da violação à soberania.

As primeiras atitudes de cada jornal é o acionamento das redes informativas. Ambos os jornais enviam repórteres para a Colômbia e ao Equador com objetivo de buscar informações mais detalhadas do acontecimento para serem transmitidos, também são enviados repórteres à República Dominicana, no dia 8, para a cobertura da reunião do Grupo do Rio; e em Washington, no dia 17, para a cobertura da reunião dos chanceleres da OEA.

- O Estado de S.Paulo: Um correspondente de Paris destaca a ligação indireta França-Angostura ao tratar da relação do país com Raúl Reyes visando à libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt.

- El Tiempo: A correspondente em Quito explica como o presidente do Equador, Rafael Correa, soube do ocorrido na fronteira. No dia seguinte, o correspondente em Caracas relata as reações de Hugo Chávez.

- El Comercio: O correspondente em Bogotá ocupa-se do pedido de desculpas e das acusações do governo colombiano à chefia equatoriana; e de como o anúncio da expulsão do embaixador colombiano em Quito foi recebida em Bogotá. Abordam também as acusações colombianas contra o Ministro da Segurança equatoriano. E relata, ainda, a repercussão do acontecimento no Peru e no Brasil.

Nos meios de comunicação a apropriação de conteúdo informativo auxilia no acesso ao acontecimento. No O Estado de S.Paulo a maioria dos recortes textuais refere-se a meios colombianos e apenas um a equatoriano, tendo a contribuição do jornal El Tiempo. Já no El Tiempo os acontecimentos são referenciados em meios equatorianos, sendo o El Comercio a presença mais expressiva, também tem contribuições de três jornais brasileiros, sendo um deles o jornal O Estado de S.Paulo. E no El Comercio os recortes textuais têm como referência alguns meios colombianos, como o El Tiempo, e dois jornais brasileiros, como O Estado de S.Paulo.

Devido o Angostura se constituir de modo fragmentado – num dia a morte, no outro a invasão e no terceiro dia a crise – dificultou os jornais, em grande parte, definir os acontecimentos nos campos jornalísticos.

- O Estado de S.Paulo: nos primeiros dias, o acontecimento aparece sob a cartola América Latina por se tratar de um assunto relacionado ao subcontinente. Depois o jornal destaca Tensão na Fronteira, procurando dar outra abordagem.

- El Tiempo: inicialmente o acontecimento se destaca nas páginas de Primer Plano por se tratar de um tema de maior importância e também a cobertura do acordo que coloca o fim da crise regional, firmado durante a reunião na República Dominicana. Os textos que tratam das vitórias do governo colombiano sobre a guerrilha são destacados em Política. Já os fatos que envolvem a organização guerrilheira e suas ações são destacados em Justiça.

- El Comercio: a cobertura da morte de Raúl Reyes é destacada em Justiça. A violação do território equatoriano e a crise entre os países são destacados em Política, também é destacado nessa mesma editoria a reunião do Grupo do Rio por ser de interesses nacionais. E na editoria Mundo se destaca a tentativa equatoriana de envolver outros países no conflito, neste caso o Brasil.

  1. ANÁLISE COMPARATIVA: A greve dos profissionais da educação no estado do Paraná em 2015.

Para a realização deste trabalho, coletamos informações no jornal Folha do Ivaí, em um artigo escrito pela professora Geane Poteriko, publicado em 29 de maio de 2015, e no Blog do jornalista Reinaldo Azevedo da Revista Veja, de 09 de junho de 2015, tentando observar as semelhanças e diferenças nas concepções que cada um tiveram sobre o movimento grevista de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com