TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes, história e historiografia da educação

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Curso: História - Licenciatura

Disciplina: História da Educação

Professora: Cíntia Régia Rodrigues

Acadêmico: Gustavo Marinho Calisto

LOMBARDI, José Claudinei. Fontes, história e historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2004, xxiv.  

Sobre o autor: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; história, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações, entre as quais: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). (Texto informado pelo autor)

link: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798288D0

Sobre o texto: O texto escrito por José Claudinei Lombardi apresenta a finalidade de discussão sobre as fontes e a relação com a história da educação. O texto foi escrito para uma mesa-redonda de Fontes e historiografia educacional brasileira, durante a II jornada do HISTEDBR, que foi realizada em Ponta Grossa e Curitiba. Além disso, é informado que o texto será dividido em quatro tópicos, o primeiro é sobre o significado dos termos história e história da educação; o segundo, historiografia e historiografia da educação; o terceiro, fontes históricas e historiográficas; e o quarto trata de “uma retomada das discussões quanto às possibilidades de continuidade do HISTEDBR (...)” (LOMBARDI, 2004, p. 142).

História e História da Educação 

O trabalho do autor inicia-se com uma breve explicação sobre o significado do termo História e mostrando-nos as diversas formas de interpretação do mesmo. Podemos  interpretar o termo como os “acontecimentos de uma sociedade ou indivíduos”; “o campo do conhecimento que faz a narração metódica desses mesmos fatos ocorridos na vida dos povos”; “o conjunto de conhecimentos sobre as transformações do passados dos homens”; “o conjunto de obras referentes à história”(LOMBARDI, 2004, p. 142). Seguindo, Lombardi cita a obra de Nicola Abbagnano, o Dicionário de Filosofia, nela são abordados os sentidos etimológicos do termo: Conhecimento dos fatos ou a ciência que estuda os acontecimentos no tempo (em latim rerum gestarum) e os próprios fatos ou a totalidade deles (res gestae). Em português, classificamos os significados como Historia rerum gestarum (H) e história res gestae (h). Mais a frente, o autor cita Marx explicando o porquê da história ser uma ciência, Marx entendia que a ciência e a atividade científica deveriam ser entendidas como “produzida pelo homem”, entendendo que a sociedade produz o homem como homem, para ele a sociedade também era produzida pelo homem. Não só esses dois tópicos eram considerados por Marx como uma produção do homem, mas como também a Natureza. “Dessa forma, não se podia mais considerar o homem e a natureza como separados” (LOMBARDI, 2004, p.144). Continuando, Marx concluiu que existiria uma ciência única: a “ciência natural humana” (história) que era dividida entre a ciência do homem e a ciência da natureza. Todo esse debate sobre esses conceitos é feito durante todas as próximas páginas do texto, e nesse debate são apresentados os argumentos de Lombardi, que comprovam sua teoria:

(...)qualquer que seja a concepção de ciência da história que se tenha e, também, qualquer que seja a opção do investigador quanto ao fazer científico, não se pode desvinculá-lo dos contraditórios interesses da sociedade e do tempo histórico em que vive. (LOMBARDI, 2004, p. 146).

Nesse trecho, o autor nos mostra que é impossível ser neutro, quando se é pesquisador, seu procedimento e seu conhecimento produzido não são, de certa forma, neutros. Esses conhecimentos que são, de uma maneira, produtos sociais e históricos. Ao decorrer desse tópico, o autor comenta algumas de suas pesquisas na UNICAMP, sobre as questões das teorias filosofia e história da educação. É problematizado sobre esse conceito de História da Educação, que os pesquisadores possuem poucas matrizes metodológicas, mas muitos movimentos, que

“(...) não são vazias de sentido, mas não passam de bandeiras que podem estar ou não embasadas em algumas das matrizes filosóficas ou científicas historicamente características e socialmente produzidas” (LOMBARDI, 2004, p. 147).

Historiografia e Historiografia da Educação

Na segunda parte do texto, Lombardi acha necessário discutir historiografia. Ele começa explicando: “O termo foi cunhado para tentar-se resolver a ambiguidade do termo história, passando-se a usá-lo para designar o conhecimento histórico” (Lombardi, 2004, p. 151). Logo após cita o verbete Historiografia presente no dicionário. “Historiografia. [Do gr. Historiographia.]. 1. Arte de escrever a história [...] 2. Estudo histórico e crítico acerca da história ou dos historiadores” (FERREIRA, apud, LOMBARDI, 2004, p. 151). Seguindo, Lombardi cita novamente a obra de Abbagnano, Dicionário de filosofia, pois acha que temos uma maior precisão do termo. Segundo Abbagnano, Historiografia significa a arte de escrever corretamente a história. Mais a frente corre um debate sobre as abordagens historiográficas e produção de fontes no meio da historiografia da educação. O autor faz uma crítica a reprodução da Historiografia da Educação em relação a produção historiográfica. Ao final desse tópico, o autor nos apresenta que apesar de ser um campo novo, de pesquisas, essas pesquisas podem ser através de fontes, um período, como uma produção normal, ou também uma análise de trabalhos já realizados sobre o tema. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com