TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Do Bairro Abadia Em Uberaba

Ensaios: Formação Do Bairro Abadia Em Uberaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  3.530 Palavras (15 Páginas)  •  1.874 Visualizações

Página 1 de 15

A INFLUÊNCIA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA NA FORMAÇÃO DO BAIRRO ABADIA EM UBERABA –MG (1881-1921)

Romulo Borges Arruda 1

Sandra Mara Dantas 2

Resumo

Este artigo tem o objetivo de entender como a Igreja de Nossa Senhora da Abadia de Uberaba contribuiu, desde a sua criação, na formação e consolidação do bairro Abadia, o qual está inserida. Quais práticas e discursos foram necessários para que a igreja fosse importante para o bairro, e vice-versa, e como o processo de povoamento do bairro e a criação da capela podem ilustrar como um indivíduo histórico em seu tempo, através do conhecido e do implicado, pode contribuir para a historiografia pós-moderna, com uma história fragmentada, de âmbito regional. Qual a contribuição do imaginário popular para a compreensão social/cultural desta relação igreja/bairro? Qual a contribuição da obra “A escrita da história”, de Michel de Certeau para a compreensão do ponto de vista historiográfico?

Palavras-chave: Abadia; Bairro; Igreja.

1. INTRODUÇÃO

Uberaba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se na região do Triângulo Mineiro, pertence à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e à microrregião de mesmo nome. Sua população em julho de 2013, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 315.360 habitantes, 3ª oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil (UBERABA, 2014).

As religiões predominantes são: Catolicismo, Espiritismo e Protestantismo. Entre as festas religiosas tradicionais em Uberaba incluem-se a Folia de Reis e a Festa de Nossa Senhora da Abadia que no dia 15 de agosto de 2007 foi reconhecida pela Igreja Católica e pelo Prefeito Anderson Adauto como a Padroeira Principal de Cidade de Uberaba, esta última na praça e bairro com o mesmo nome (UBERABA, 2014).

1 Graduando em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG. E-mail: romulofarm@hotmail.com

2 Doutora em História Social. Professora do departamento de História da Universidade federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: sandramdantas@hotmail.com

A Lei Municipal 10.196, de 14 de agosto de 2007, instituiu Nossa Senhora da Abadia como padroeira de Uberaba (ARQUIVO PUBLICO UBERABA, 2010).

O bairro da Abadia em Uberaba MG é um dos maiores, mais populosos e mais antigos bairros da cidade. Sua ocupação data da segunda metade do século XIX, pouco depois da elevação de Uberaba à categoria de cidade (1820).

A igreja de Nossa Senhora da Abadia é uma das maiores e mais importantes da cidade de Uberaba, tanto que foi elevada à categoria de santuário na década de 1990, embora muito antes já era chamada de santuário pela comunidade. Sua fundação data de 1881, justamente quando o bairro buscava uma identidade própria dentro de Uberaba.

Ora, a igreja e o bairro são homônimos, e no tempo da fundação da capela que se tornaria o santuário atual, o bairro era chamado de Alto da Misericórdia. O fato de a igreja e o bairro terem o mesmo nome pode sugerir que um teve influência na formação e consolidação do outro.

Que contribuição a Igreja teve na consolidação do bairro? Que contribuição teve o bairro na consolidação da igreja? Até que ponto esta relação era (ou ainda é) vital ou, pelo menos, importante para que ambos possam coexistir e firmarem o seu espaço, o seu lugar na comunidade, na história da cidade?

Quando a capela foi construída em 1881, o bairro da Abadia, ainda com o nome de Alto da Misericórdia buscava uma identidade própria e o seu espaço dentro da cidade. A devoção a Nossa Senhora da Abadia já era forte na região do Brasil Central, e já existiam igrejas dedicadas a ela em outras cidades de Goiás e do Triângulo Mineiro. Logo, não é difícil imaginar que a escolha da santa buscava apoio popular e esse apoio, de fato, veio sem dificuldades.

Uma vez criada e abraçada pela comunidade, a igreja tratou também de buscar o seu espaço, ocupar o seu lugar na história da cidade. O grande marco que consolida essa afirmação, é sua elevação à categoria de matriz, em 16 de julho de 1921, com a igreja desmembrando-se da paróquia de Santo Antônio e São Sebastião, tornando-se uma paróquia própria.

Em 1921, o bairro da Abadia encontra-se em plena expansão. Logo, essa “emancipação” da igreja não pode ser tratada como algo isolado. Um bairro que está em plena expansão, não é difícil de imaginar, que necessita de uma paróquia própria, de uma igreja que exerça influência sobre sua comunidade e sobre a cidade, não só no âmbito da fé e da religiosidade, mas também no âmbito cultural e sócio-político.

2. A HISTÓRIA DO BAIRRO ABADIA NO PERÍODO DA CRIAÇÃO DA CAPELA

A história da ocupação do Bairro Abadia confunde-se com a da Bacia do Córrego das Lages. O Bairro Abadia localiza-se na porção sudeste de Uberaba e é uma das sete colinas as quais originalmente compunham o sítio urbano. Tal situação se tornou problemática à medida que a densidade populacional, e consequentemente a de moradias, aumentava. Apesar das controvérsias a respeito do surgimento do Abadia, devido às informações contraditórias, pode-se marcar o início da trajetória do bairro com a construção da Santa Casa de Misericórdia em 1858, dois anos após Uberaba ter sido reconhecida cidade. Esta foi inaugurada em 1871 com o objetivo de atender aos necessitados que se amontoavam nas proximidades. Em 1885, as Irmãs Dominicanas chegam a Uberaba e se instalam na Santa Casa, onde passam a ministrar aulas em caráter filantrópico. Para entender, então, o processo de produção do que se tornaria o Bairro do Abadia, é indispensável analisar a importância dos religiosos (CNSD, 2014)

Por volta de 1881, período da fundação da capela, o Alto da Misericórdia era compreendido pela rua José de Alencar, até a atual Guilherme Ferreira e pela rua Conde de Prados, até a rua Leopoldino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com