TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Econômica Brasileira - Transformações nos anos 30

Por:   •  27/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Faculdade de Estudos Sociais – FES

Departamento de Economia e Análise – DEA

Formação Econômica Brasileira - FEB

Formação Econômica Brasileira

Transformações nos anos 30

MANAUS - AM

2019

Adriel Nogueira de Queiroz

Agata dos Santos Concieção

Francisco Tourinho de Souza Neto

Laryssa Lucymar Guedes Neves

Luiz Matheus Rios Souza

Formação Econômica Brasileira

Transformações nos anos 30

Trabalho solicitado pelo professor Alcimar Marques, da disciplina Formação Econômica Brasileira, do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Federa do Amazonas.

MANAUS – AM

2019

Sumário

1.        TRANSFORMAÇÕES NOS ANOS 30        4

1.1.        Cenário político nacional        4

1.2.        Cenário Político Internacional        5

1.3.        Economia do Brasil na década de 30        5

1.4.        Economia no mundo        7

1.5.        Industrialização Tardia no Brasil        9

1.6.        A Indústria e Getúlio Vargas        10

1.7.        Expansão econômica e urbana        10

2.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


  1. TRANSFORMAÇÕES NOS ANOS 30

  1. Cenário político nacional

Durante 30 anos a Velha República ou Política Café com Leite, a Oligarquia cafeicultora comandava o Brasil, essa Oligarquia foi marcada pela alternação do cargo da presidência, entre os barões do café de São Paulo e os pecuaristas de Minas Gerais. Essa concentração de poder econômico era dada pelo fato de o café ser o principal produto e exportação do Brasil, o qual tinha alta demanda nos países da Europa e outros lugares do mundo, o mesmo era o principal meio de o Governo sanar a alta divida externa que havia nesse tempo.

Com a quebra da bolsa e a consequente crise mundial, a demanda por café caiu bruscamente, o que pôs o país em maus lençóis e fez os problemas do Presidente em vigência aumentarem. O presidente Washington Luís, que havia sido escolhido como representante do Partido Republicano Paulista, enfrentava grande oposição, tanto de Oligarquias de outros setores agrários, quanto dos próprios paulistas, com a decadência da exportação de café, os cafeicultores recorreram ao presidente em busca de incentivos e o mesmo se negou a dar, o que aumentou ainda mais a oposição ao presidente.

Quando chegou a hora da eleição de um novo presidente, Washington Luís se negou a indicar um candidato Mineiro para sucedê-lo, como havia sido combinado e escolheu o paulista Júlio Prestes, isso causou grande revolta por parte dos mineiros, que fizeram uma aliança com o Ministro da Fazenda, Getúlio Vargas, que era sulista e que foi posto como candidato representante de Minas Gerais. O resultado da eleição foi fraudado por parte de ambos os lados, porém Júlio Prestes ganhou com mais de um milhão de votos.

Getúlio Vargas se contentou o resultado, até que em 26 de Julho, com o assassinato de João Pessoa, seu vice-presidente, que foi relacionado à Washington Luís, houve um aumento na revolta do povo contra o governo, o que levou a uma união dos mineiros e dos sulistas, que junto a militares revoltados, formaram a Aliança Liberal a qual, por meio de uma revolta armada, deporão Washington Luís e o exilou para fora do país, pondo um fim a Velha República e à Política Café com leite e dando inicio à Era Vargas.

  1. Cenário Político Internacional

Os anos 30 foram marcados por regimes totalitários em toda a Europa. Em 1933, Hitler cria o 3º Reich e começa a perseguição aos opositores e inimigos do estado, o partido nazista governa a Alemanha até 1945, quando a Segunda Guerra mundial chega ao fim. Além disso, em 1936, a Guerra Civil se alastrou por toda a Espanha. Mussolini chega ao poder pelo partido Fascista na Itália. E Salazar em Portugal.

Um dos mais importantes regimes totalitários dessa década foi sem dúvidas o regime Socialista, consolidado em outubro de 1917, por Lênin com apoio do Soviets, o principal inimigo do sistema capitalista, emergiria e se consolidaria após a Segunda Guerra. Após a morte de Lênin, o seu sucessor inicia o regime de Stalin.

Diante de uma crise econômica, a fome e o sentimento nacionalista fomentaram a instabilidade nos países. O militarismo foi de suma importância para a dominação e repressão civil. A democracia europeia passou por momentos de esquecimento nos anos 30.

Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt iniciou o plano de recuperação após a crise de 29, com medidas intervencionistas e estadistas. Para muitos, a década de 30 foi a pior década do século XX, pois se iniciou com a Grande Depressão e terminou com a Guerra mais mortífera da história da humanidade.

A Segunda Guerra foi iniciada após a invasão á Polônia pelo exército de Hitler. As principais nações mundiais se envolveram que apenas acabaria em 1945, custando 70 milhões de vidas.  As políticas expansionistas e o militarismo pressionaram o início do conflito.

  1. Economia do Brasil na década de 30

O contexto da economia no ano de 1930 vem acompanhado da política do café com leite que perdurou e se sustentou por anos, e tornou-se o principal mediador para que São Paulo e Minas Gerais fossem os estados brasileiros que mais se descaram em níveis econômicos durante esse período, neste cenário surge um novo rosto dentro da política- o nome dele é Getúlio Vargas- gaúcho e que neste ano quebra a corrente de poder dos paulistas e mineiros, inserindo a participação heterogênea de outros estados brasileiros dentro da política brasileira e repaginando a economia do Brasil que foi uma das maiores características nos seus 15 anos de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com