TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do Mundo Medieval

Por:   •  17/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  1.504 Visualizações

Página 1 de 6

Formação do mundo medieval europeu

Cap. 12 pag. 146 a 148

O período medieval começou no século 5, o século da queda do império romano do ocidente e vai e estende ate o século 15 período que ocorre a queda do império romano do oriente. Do século 5 ao século 10, mesclaram-se três elementos básico na formação do mundo medieval:

1º Resquícios do império romano => O Império Romano, que foi construído após o fim da República. Foi a partir do século III, que Império Romano começou a declinar de modo acentuado. Entre inúmeras razões, destaca-se a dificuldade de obter mão de obras escrava, o êxodo urbano e aos altos impostos cobrados para a manutenção da imensa maquina burocrática do estado e das despesas com o exercito. Em 395, o imperador Teodósio decidiu dividir o Império em dois: O Império Romano do Ocidente, com a capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla.

2º Instituições germânicas =>  A imigração dos povos germânico para as regiões do império romano ocidental intensificou  sua desorganização. Embora outros povos vizinhos tenham entrado no território romano de forma violenta e colaborando para acelerar a ruina do império e ao processo do êxodo urbano gerando o processo de ruralização da sociedade. Os germânico foram os que mais contribuíram para a definição de uma nova estrutura econômica  e social: O Feudalismo => As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. 

3º Propagação do cristianismo. => Naquele cenário desolador, no qual um império de mais de cinco séculos naufragava inapelavelmente, coube a Igreja Romana um papel extraordinário. Graças as suas instituições herdadas do império, aos seus bispos e seus párocos, ela conseguiu resistir à maré bárbara, servindo como a única instituição organizada e relativamente articulada que atuou para evitar o pior. Posicionou-se como único vinculo confiável entre o velho mundo que desaprecia e o novo que surgia nas mãos dos bárbaros invasores, entre a civilização agonizante e o caos que se difundia. Com isto um novo poder emergiu: o poder eclesiástico. Entre o fim do município romano e a emergência do feudo medieval se interpôs a sé religiosa e a paróquia local. Assumindo um papel temporal, foi a Igreja Romana que estabeleceu a separação entre o poder espiritual e o secular. Devido a sua enorme influencia moral ela conseguiu defender as comunidades dos efeitos mais nocivos e destrutivos da barbárie, afirmando acima de tudo a sustentação da lei divina, assim como bater-se pela liberdade de consciência.

Livro => a igreja católica atuou como elemento de articulação entre o mundo romano e o germânico ao promover uma síntese cultural determinante para a produção da mentalidade e do universo cultural da idade media, enquanto lançava as bases do que seria o pensamento moderno ocidental.

O que foi a Idade das Trevas?

É bem provável que muitos já ouviram falar da Idade das Trevas. Mas o que foi a Idade das Trevas? Bom... esta é um denominação pejorativa que se refere a Idade Média. Os motivos que levaram tal denominação são diversos, dentre fatos e acontecimentos negativos como as guerras, as invasões bábaras, a peste negra, a crise econômica, a perseguição do Santo Oficio em relação aos hereges, entre outros. Contudo, invenções e desenvolvimentos e criações fizeram parte do período medieval.

Com a queda final do império romano do ocidente no ano de 476, por causa de uma série de invasões bárbaras, a escuridão desceu sobre a Europa. Todas as atividades intelectuais definharam na mão dos chamados "povos bárbaros". O rompimento das relações sociais fez com que a principal preocupação fosse a sobrevivência. Então começou a Idade Média.E o seu início ou Baixa Idade Média é que foi o pior período. A ela foi dado o nome de "Idade das Trevas", embora haja muitas vozes discordantes sobre o que esta fase realmente significou para a humanidade. 
Na Idade das Trevas a discussão sobre o universo retrocedeu muito. Voltou-se a ter uma polarização mitológica entre o céu e o inferno. Para o homem comum a Terra voltava a ter a forma de um tabernáculo retangular, plano, circundado por um abismo de água. Se olharmos para o que as civilizações já haviam criado para descrever o Universo, vê-se que este realmente foi um monstruoso retrocesso. 
Somente no século 11 é que a Idade das Trevas começou a ser dissipadas, com o surgimento de escolas e, mais tarde, universidades. Novas importantes idéias também apareceram como, por exemplo, o conceito de que é necessário primeiro compreender para então acreditar. 

O termo Idade das Trevas usado para dizer sobre a Idade Média é errôneo. Essa visão preconceituosa sobre a idade media começou a ser modificar na metade do século 19 e já foi totalmente revista. Hoje, a ideia mais aceita é a de que houve, durante a idade media, movimentação cultural e momentos de estagnação, como ocorre em qualquer período histórico.

Povos bárbaros

Assim eram chamados os povos que não pertenciam e não falavam a língua dos romanos e gregos. Para os romanos além de não falarem sua língua, os bárbaros também eram os povos que viviam além das fronteiras de Roma. Os principais bárbaros eram de origem germânica, eles se dividiam em grupos: os Tártaro-mongóis, os Eslavos e os Germanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (821.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com