TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças De Maketing Global

Artigos Científicos: Forças De Maketing Global. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 6

FORÇAS QUE AFETAM A INTEGRAÇÃO E O MARKETING GLOBAL

Forças Motrizes:

Tecnologia – é um fator universal que atravessa fronteiras nacionais e culturais, não há barreiras culturais que impeçam sua aplicação. Uma vez desenvolvida, ela rapidamente se torna disponível em todas as partes do mundo. Antenas parabólicas, emissoras de televisão que cobrem o mundo, como a CNN e MTV, e a Internet são só alguns dos fatores tecnológicos que impulsionam o surgimento de uma verdadeira aldeia global.

Acordos econômicos regionais – Uma significativa quantidade de acordos comerciais multilaterais tem acelerado o ritmo da integração global. A Nafta já está expandindo o comércio entre os Estados Unidos, o Canadá e o México. O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (Gatt), ratificado por mais de 120 países em 1994, foi substituído pela Organização Mundial de Comércio (OMC) para promover o livre comércio. Na Europa, o aumento dos membros da União Europeia está derrubando as barreiras do comércio dentro da região.

Desejos e necessidades do mercado – São crescentes as evidências de que os desejos e as necessidades do consumidor estão convergindo como nunca, o que cria uma oportunidade para o marketing global. Por exemplo, ninguém precisa de refrigerantes, mas em alguns países atualmente o consumo per capita de refrigerantes supera o de água. O marketing impulsionou essa mudança de comportamento, e hoje a indústria de refrigerantes é, de fato, global.

Melhorias em transportes e comunicações – As barreiras de custo e tempo associadas à distância têm caído tremendamente nos últimos cem anos. O turismo faz com que pessoas de muitos países vejam e experimentem os mais diversos produtos vendidos no exterior. Uma característica essencial do negócio global é a comunicação cara a cara entre funcionários e entre as empresas e seus clientes. Sem os transportes modernos essa comunicação seria difícil de manter. Uma carta da China até Nova York atualmente é entregue em oito dias – mais rápido que a entrega de correio local em muitos países.

Custos de desenvolvimento de produto – A pressão para globalizar é intensa quando novos produtos requerem investimentos importantes e longos períodos de desenvolvimento. A indústria farmacêutica é um exemplo disso. De acordo com a PMA, o custo de desenvolver um novo remédio em 1993 já alcançara 359 milhões de dólares. Esses custos precisam ser recuperados no mercado global, já que nenhum mercado nacional é grande o suficiente para suportar investimentos desse porte.

Qualidade – As estratégias globais de marketing podem gerar maiores receita e margens operacionais, o que, por sua vez, sustenta a qualidade do design e da fabricação. Quando uma empresa global estabelece uma referência em qualidade, a concorrência tem que rapidamente fazer melhorias e se igualar. A concorrência global tem forçado as empresas a melhorar a qualidade.

Tendências econômicas mundiais – O crescimento econômico é uma força motriz na expansão da economia mundial e no crescimento do marketing global, pois ele cria oportunidades que proporcionam um incentivo maior para as empresas se expandirem globalmente. Ao mesmo tempo, um crescimento lento do mercado nacional de uma empresa pode ser um sinal de que ela deve buscar oportunidade em países e regiões com altas taxas de crescimento.

O movimento mundial para a desregulamentação e a privatização é outra força propulsora. Uma empresa independente, privada, estará mais inclinada a procurar a melhor oferta, seja qual for a nacionalidade do fornecedor. A privatização dos sistemas de telefonia ao redor do mundo está criando oportunidades e ameaças para toda empresa do ramo, como presenciada no Brasil a partir da segunda metade da década de 90.

Alavancagem – um tipo de vantagem que a empresa desfruta por fazer negócios em mais de um país. Quatro tipos importantes de alavancagem são:

Transferência de experiência – uma empresa pode se valer de práticas gerenciais, estratégias, produtos, apelos de propaganda ou ideias de vendas e promoção que foram testadas em mercados reais e aplicá-los em outros mercados comparáveis.

Economias de escala – a empresa global pode tirar vantagem de seu maior volume de produção para obter vantagens tradicionais de escala em uma única fábrica. Produtos acabados também podem ser produzidos combinando componentes fabricados em unidades de escala eficiente em países diferentes.

Utilização de recursos – o mundo está cheio de moedas, e uma empresa global busca os recursos financeiros nas melhores condições possíveis. Por sua vez, ela os emprega onde a oportunidade de atender a alguma necessidade com lucro é maior.

Estratégia global – uma estratégia global utiliza um sistema de informação que coleta dados do ambiente de negócios no mundo inteiro para identificar oportunidades, tendências, ameaças e recursos. A estratégia global é um projeto para criar uma oferta vitoriosa em escala global.

A empresa global/transnacional – A empresa global/transnacional, ou qualquer empreendimento de negócios que busca objetivos econômicos conectando recursos do mundo à oportunidade de mercado mundial, é uma organização que respondeu às forças motrizes e restritivas. Dentro do quadro financeiro e sob a proteção da paz global, as empresas globais têm tirado vantagem das tecnologias de comunicação em expansão para buscar oportunidades de mercado e atender a necessidades e desejos em escala global.

Utilização de Recursos - Um ponto forte da empresa global é sua capacidade de procurar, no mundo todo, pessoas, recursos monetários e que lhe permitam competir mais eficazmente nos mercados internacionais. Isso vale tanto para empresas estabelecidas como para as que estão iniciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com