TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frei Evangelista, Relatório

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

O documento em analise trata-se de um relatório feito pelo Frei João Evangelista, um capuchinho oriundo da Itália. O Frei foi convocado pelo arcebispo da Bahia, D. Jerônimo Tomé, para exercer uma ação religiosa em Canudos, a pedido do governador do Estado, Rodrigues Lima, em 1895, que solicitou a colaboração do Arcebispado para obter informações sobre Belo Monte e dispersar o povo do local para voltarem aos lares e ao trabalho, para o bem geral.

O relatório foi supostamente redigido pelo monsenhor Basílio Pereira, no final do século XIX, período em que o Brasil encontrava-se numa transição de um regime monárquico para republicano. Canudos, rebatizado por Antonio Conselheiro de Belo Monte, era um povoado habitado por humildes sertanejos. De acordo com os relatos do Frei, o local era composto por casinhas toscas, construídas de barro e cobertas de palha, com uma porta e sem janelas, não havendo ventilação.

O interior seria imundo e os moradores quase não usariam trajes, com aspectos esquálidos e quase cadavéricos. De acordo com o documento, existiria uma praça de extensão retangular rodeada por cerca de doze casas de telha, e nas extremidades em frente uma a outra se localizaria uma capela e a residência de Antonio Conselheiro.

O Frei relata que em vários pontos da praça ficavam cerca de mil homens armados de garrucha, facão, bacamarte entre outras armas. O Capuchinho denomina o local como sendo um “acampamento de beduínos”, ou seja, de nômades. Descreve esses homens como tendo um olhar inquieto e ao mesmo tempo indagador, com consciências perturbadoras e intenções hostis. Ressalta também a quantidade de mortos por dia, abatidos pela fome e por doenças obtidas pela falta de higiene e qualidade de vida do ambiente em questão.

Ao falar sobre o líder Antonio Conselheiro, o Frei descreve características como: nenhum traje cobrindo os ombros, o cabelo crescido, a barba grisalha, os olhos fundos, rosto comprido, palidez, um porte grave e penitente, que enganaria e atrairia o povo simples e ignorante do sertão.

Observa-se ao decorrer da fonte que a finalidade do mesmo é informar o governo e toda a população como viviam os moradores de Canudos, desmoralizando o lugarejo e alegando que os habitantes não respeitavam as autoridades republicanas, oferecendo riscos a todos ao redor. Pedia-se a intervenção do governo, para que fosse restabelecido no povoado o prestigio da Lei, as garantias do culto católico e os foros de povo civilizado. O Frei João Evangelista, alegava que aquela situação era deplorável, o fanatismo por Antonio Conselheiro e anarquia deveriam cessar para a honra do povo brasileiro.

O documento é um testemunho direto, onde o Capuchinho relata tudo àquilo que presenciou em Belo Monte durante sua hospedagem, sendo voluntário pois o mesmo se mostrou disponível para realizar a missão, tendo como objetivo verificar e descrever o local. Escrito em boa linguagem, o Italiano falava de maneira desabrida, misturando a língua materna com o idioma de sua terra natal. Utilizou-se de uma argumentação de princípio, baseada nos bons costumes da época e da sociedade.

O Relatório informativo em análise é evidentemente parcial, ou seja, voltado para os interesses do Governo do período, portanto, a veracidade da fonte deve ser aceita, mas do ponto de vista do Estado. Os moradores de Canudos obtinham outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com