TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Habiental

Casos: Gestão Habiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Ambiental: Uma prática para mediar conflitos socioambientais.

De longe a maior qualidade da espécie humana é a sua capacidade de se adaptar, e mais do que isso, adaptar o espaço a sua volta para garantir-lhe condições favoráveis de existência.

Porem ao longo de sua evolução e do processo de dominação do planeta foram surgindo alguns problemas que dificultavam e talvez até ameaçavam a existência do ser humano. Um deles foi o aumento do numero de pessoas dentro da sociedade e proporcional a isso o aumento do numero de pessoas carentes de espaço e recursos para a sua subsistência. Porem até então este problema havia sido solucionado com facilidade, quando o ser humano procurava por novos territórios que pudessem satisfazê-lo. Porem, desde o ultimo século, estes territórios ao longo do mundo tem alcançado números baixos a ponto de representar uma ameaça para a sociedade, ao ponto de corrermos o risco de não termos mais para onde fugir.

Gestão ambiental é nada mais do que organizar a longo prazo estratégias e padrões de estio de vida para uma sociedade visando que ela sobreviva na natureza sem causa-la esgotamento ou malefícios que prejudique o ambiente e a sociedade.

Brasil

No Brasil, existem normas formais para execução da gestão ambiental desde a chegada da sociedade luza no território, sendo que legalmente era necessário um controle do nível de consumo dos recursos naturais. E com o passar do tempo essas normas e leis foram evoluindo e se adaptando as diversas partes do território brasileiro, e tomou proporções maiores ainda em sentido de conscientização governamental depois da regulamentação do Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras em 1977 junto a conferencia de Estocolmo, também na década de 70. Na década que se seguiu foram surgindo consequentemente outros decretos e leis que buscavam preservar do meio ambiental, sendo uma delas a lei do Estudo de Impacto Ambiental que tratava de uma serie de medidas preventivas aplicadas em zonas de uso industrial.

Na mesma época fora criada a PNMA(Politica Nacional de Meio Ambiente) que visa a preservação do meio ambiente passado a enxergá-lo como patrimônio público que deve ser necessariamente protegido e zelado por toda a sociedade.

O IBAMA por sua vez é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental em caso de ações que possam ter grande impacto no meio ambiente, regionalmente, ou nacionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com