TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública

Casos: Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  302 Visualizações

ATIVIDADE 3

1- Segundo o sociólogo Max Weber, o que caracteriza o Estado é o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade e este se diferencia pela legitimidade que se encontra para exercer, em última instância, a força física sobre os indivíduos.

Isso significa que apenas as organizações estatais têm o reconhecimento da população para estabelecer regras a serem obedecidas por todos, administrar a justiça, cobrar impostos, julgar e punir os infratores das regras comuns.

O Estado não admite concorrência e exerce de forma monopolista o poder político, que é o poder supremo nas sociedades contemporâneas e possui três funções fundamentais:

-Legislativa: produz as leis e ordenamento jurídico necessário à vida da sociedade;

- Executiva: assegura o cumprimento das leis; e

- Judiciária: julga a adequação ou inadequação dos atos particulares às leis existentes.

Sendo assim, o Estado exerce a função de regulador econômico fazendo com que os indivíduos sigam suas regras e submetam-se às suas leis/políticas, para não sofrerem nenhuma punição.

2- A relação entre a maioria e minoria na sociedade corresponde a um grupo cada vez menor e mais rico dotado de maior influência sobre um grupo maior, o qual corresponde à grande parte da população.

Este grupo menor possui maior situação econômica e muitas riquezas, enquanto o grupo maior fica desfavorecido, pois o Estado, indiretamente coloca-se a favor da minoria, já que esta corresponde a uma classe de alto nível de escolaridade, grandes produtores, empresários, etc, perdendo seu valor democrático, que tem por ideal a vontade da maioria.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com