TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gigantes Da Industria

Artigos Científicos: Gigantes Da Industria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  11.604 Visualizações

Página 1 de 10

- Introdução:

A série “Gigante da Indústria” foi produzida pela a History tento oito episódios, relatando que surgiu uma nova era de avanço com uma primeira geração de empresários como Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie, J P Morgon e Ford abrindo uma fronteira tanto literal tanto figurada para o que somos hoje. Vou falar de três que me chamou mais atenção.

- Gigantes da Indústria "Começa outra Guerra":

Neste vídeo relata a historia de Vanderbilt, que dês de jovem ele usava qualquer meio possível para ganhar dinheiro. Umas de suas características era a valentia, o traço competitivo e a dureza.

Ele construiu o maior império de navegação do mundo, mas ele começou apenas com um barco que ele tinha transformando seu barco em frota para passageiros e cargas, com isso ele percebeu que era importante transportar cargas deu um lado para o outro e ele teve a ideia que isso exigisse infraestrutura, não infraestrutura fornecida pelo o governo, mas sim fornecida por ele.

Com o passar do tempo surgiu às estradas de ferro um meio de transporte barato e eficiente, ele vendo as vantagens delas, vê o seu futuro nelas e vende todos os seus barcos investindo nessas estradas de ferro. O que diferenciava ele dos demais lideres era essa capacidade de ver alguma coisa e ter a certeza que vai lhe ocorrer frutos, fazendo dele audacioso.

Aos poucos ele foi ampliando suas estradas de ferro pelos os Estados Unidos, tornando um homem poderoso mais que já era. Caso ele viesse a falecer sempre planejou que o seu filho mais velho iria assumir o controle dos negócios, mas por conta da guerra civil seu filho mais velho veio a falecer com isso o filho mais novo foi o escolhido sem preparo. Logo de cara já pôs ele nas negociações com as ferrovias rivais, e com o tempo foi treinando seu filho a ser igual ele, pois viu uma oportunidade nele para expandir seus negócios.

Vanderbilt sempre quis o que ele achava o que era certo e fazia de tudo para ganhar a competição, com isso ele fecha a ponte de Albani que é a passagem do maior porto do país. Com essa cartada ele só bateu o martelo para vencer os seus concorrentes, pois com esse fechamento deixou milhões de kg de cargas não serem distribuídas pelo país assim só afirmando o seu domínio.

Aos poucos diretores de outras ferrovias venderam todas as suas ações devido à ponte fechada, com isso Vanderbilt vai comprando as ações das companhias rivais a preços baratos crescendo o seu império, pois uma de suas estratégias era de comprar o máximo de ações possíveis isso sendo conhecida como demanda hostil. Podemos dizer que ele jogava contra a economia comprava as ações baratas e obtinha sucesso com elas e tinha uma filosofia de que a única regra era que não havia regra fazer o que for possível para eliminar os concorrentes no mercado, com isso fez isso tudo de forma planejada.

Para mostra seu poder sobre as ferrovias ele idealizou um enorme prédio no centro de Nova York como um monumento simbolizando a importância dele como físico e capital.

Com o passar do tempo ele percebe que o futuro da indústria não esta mais em construir mais ferrovias, mas sim em transportes de novas cargas, com isso ele viu o querosene uma oportunidade de crescer devido à demanda dela crescendo por todo pais por conta da luz artificial e barata. Então ele vê em Rockefeller um fornecedor para por seu plano em pratica fazendo um contrato de exclusividade para transportar o petróleo dele fazendo que seus câmbios fiquem sempre cheios de carga.

E novamente ele não errou na sua previsão e viu que o transporte de carga de petróleo esta dando mais dinheiro que a construção de ferrovias, isso quer dizer que no mercado a inovação é constante o empresário sempre tem que jogar conforme as regras do mercado.

- Gigantes Da Indústria "Encontrando Petróleo":

Rockefeller dês de jovem já era empreendedor vendendo doce para as crianças para ajudar em casa, pois sempre vivia em dificuldade, com isso nunca desistiu, ou seja, venceu obstáculos em toda sua vida e sempre deseja algo mais mesmo se fosse difícil.

Ele tinha uma filosofia que era de trabalho duro e sempre ficava obcecado em encontrar ideia e se arriscar para ver no que dava com isso essa sua intuição e filosofia de trabalho formou a base do sonho americano, também ele era um homem religioso e acreditava que Deus o poupou de um acidente tornando ele um homem destinado.

Com o passar do tempo ele percebeu que o petróleo tem potencial para mudar o mundo, com isso ele investiu nisso e pensou que a perfuração é um jogo de incertezas já que ele não acredita na sorte, começou então a procurar um meio de ganhar dinheiro com petróleo sem ocorrer risco. O seu talento para eficiência o fez perceber o quanto que as outras empresas desperdiçavam petróleo, com isso ofendendo o seu senso de eficiência teve uma ideia de por ele um passo a frente de seus concorrentes, acreditando que enquanto joradores perfuram em busca de petróleo, homens de negocio o refinam e quem pudesse controlar o processo de refinamento poderia muito bem comandar toda a indústria.

Viu o problema do querosene como uma oportunidade percebendo que a possibilidade de acalmar os nervos da população e dar a eles um produto que possa confiar, com isso pensou o nome de sua empresa como Standard oil, pois era um nome ambicioso e orgânico criando padrão e chamando investidores para expandir seu negocio, além dele ser um bom vendedor. Com isso a mais nova obsessão do país era a luz limpa e segura que era fornecida por ele.

Dito e feito como ele pensou e o petróleo muda o mundo e ele lidera a vez, como ele cumpriu que no início fosse difícil à meta com Vanderbilt ele queria mais querendo crescer o contrato com Vanderbilt, mas o Vanderbilt não aceitou o acordo fazendo com que Rockfeller acerte com Scot (um dos principais rivais de Vanderbilt) com uma proposta muito tentadora assim traindo o antigo. Ele fez isso por querer pondo as duas ferrovias em rivalidade, pois o petróleo era algo que eles não poderiam de deixar com isso brigavam para manter o trafego.

Podemos dizer que Rockfeller se espelhava em Vanderbilt com isso tinha ate umas características comuns e umas delas era de compra ações dos concorrentes com a intenção de ser dono de todas as refinarias do país, pensando em não só expandir a empresa, mas também buscar acrescentar lucros de modo que for necessário. Com esse pensamento ele comprava as refinarias concorrentes e as fechavam, com intuito de criar o primeiro monopólio e esmagar a oposição ate que conseguiu fazer isso sendo dono de 90% do suprimento de petróleo americano.

Scot e Vanderbilt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com