TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CAPÍTULO GIGANTES DA INDUSTRIA

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  17.426 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

GIGANTES DA INDÚSTRIA: RESUMO EPISÓDIO 1

Aluna: Fernanda Brito Rocha

Salvador-BA

2017

O primeiro episódio da série conta parte da história profissional de Cornelius Vanderbilt. Ele inicia sua carreira ainda jovem, sendo considerado um homem ousado, capaz de tudo para ganhar uma competição. Ainda jovem, Vanderbilt compra um barco, que posteriormente se torna uma frota de embarcações de transporte de carga e passageiros pelo EUA, se tornando o dono do maior império de navegação do mundo. Pouco antes da guerra civil, ele faz o impensável. Inicia a construção da primeira linha férrea, reduzindo em meses o tempo de viagens, de forma barata e eficiente. No final da guerra, Vanderbilt se torna o homem mais rico dos Estados Unidos. Quando seu filho mais velho morre, durante essa mesma guerra, Cornelius é obrigado a confiar no seu filho menos preparado para os negócios.

A fim de obter o domínio total das linhas, O Comodoro faz um bloqueio na sua ponte que leva ao principal porto de Nova Iorque, impedindo assim a passagem dos trens de seus competidores. Dessa forma, as ações da empresa rival caíram e os donos as colocaram à venda. Vanderbilt comprou todas elas.

Vanderbilt queria mais e assim construiu a estação Grand Central, localizada em Nova Iorque, que ligava três ferrovias na época, sendo até hoje um dos principais símbolos da cidade.

Quando decide ter controle da linha que vai de Chicago a Nova Iorque, Vanderbilt compra sete milhões de ações impressas por dois homens desconhecidos, Gould e Fisk. O Comodoro jurou nunca mais ser derrotado.

Buscando sempre mais, Cornelius Vanderbilt percebe que já existem linhas férreas demais e que o futuro da indústria não está na construção de novas linhas, mas no transporte de novas cargas. Monopolizando o mercado com uma nova fonte de cargas, mantendo os seus trens constantemente cheios, Vanderbilt conseguirá controlar a indústria férrea. O Comodoro vê a demanda por querosene crescer em todo o país e para suprir essa demanda os fabricantes de querosene vão precisar de uma nova maneira de entregar o seu petróleo. Observado isso, ele só precisa de um fornecedor.

Ele contata John D. Rockefeller (um jovem petroleiro em dificuldade), dono de uma refinaria localizada ao lado de uma das suas linhas férras, na região de Cleveland. Vanderbilt o vê como uma pessoa que pode manipular a seu favor e o convida para um encontro em Nova Iorque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com