TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo José Sarney e Plano Cruzado

Por:   •  20/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 12

Governo José Sarney e Plano Cruzado

José Sarney foi o primeiro presidente depois do fim da Ditadura Militar (1985) e ela acabou com a eleição indireta de Tancredo Neves, só que poucos meses antes ele teve problemas de saúde e acabou falecendo. Então, quem tomou o poder foi o vice-presidente, José Sarney. Ele vinha do partido Arena que depois se transformou em outro partido, que eram “amiguinhos” dos militares na época da ditadura. E ele pegou um desafio muito grande, que era pegar um país que tinha acabado de sair de um regime militar e redemocratizar o Brasil. Ele consegue fazer isso de uma forma, consideravelmente, boa. Ele retomou a liberdade de expressão, de imprensa, legalizou todos os partidos, inclusive o Comunista, que era ilegal. Só que, ele pegou um país totalmente quebrado (durante a ditadura, teve o “milagre econômico”, mas não durou muito tempo, acabou e depois entrou em uma crise pior do que já estava antes). Então ele pegou um país com muita inflação e com mais de 100.000.000 de dólares de dívida externa. Então para tentar salvar um pouco a situação econômica do país, ele fez um plano econômico.

Plano Cruzado

Ele fez um plano econômico, chamado, PLANO CRUZADO. Naquela época a inflação era altíssima, isso significava que o dinheiro desvalorizava muito rápido. Então se, com R$ 100,00 compramos uma quantidade “x” de alguma coisa, no dia seguinte não compramos mais. Era muito comum as pessoas receberem o salário e correrem para os supermercados e fazerem compras para o mês inteiro, porque o dinheiro poderia vir a se desvalorizar de tal forma que o dinheiro deles não daria de chega. Então ele fez o plano cruzado para tentar melhorar essa situação: ele congelou o preço das coisas, também mudou a moeda, antes era cruzeiro e agora é cruzado, cortou 3 zeros. Então 1.000 cruzeiros agora valem 1 cruzado, tirando um tanto de dinheiro de circulação. Ele fez isso para tentar diminuir a inflação (quantidade de dinheiro que estava circulando). Com esse tabelamento de preço, surgiram os fiscais do Sarney, pessoas comuns que usavam botons escritos “eu sou fiscal do Sarney” e iam nos mercados com uma tabelinha, tipo o “PROCON” da época, se o preço não estivesse adequado com o exigido, eles denunciavam o estabelecimento.

 O plano cruzado deu certo por um tempo, por isso Sarney ficou muito popular e querido pela população porque ele conseguiu conter um pouco a inflação. Só que depois de um tempo, não deu mais certo, porque como os preços não podiam mais subir, as pessoas dos estabelecimentos e do comércio, estavam perdendo dinheiro, eles não tinham mais lucro. Então muitos estabelecimentos pararam de vender alguns produtos, mas praticavam o “ágio”, que era a venda clandestina, por um preço ilegal, fora do mercado. Sem o governo “saber”. Na verdade, o governo tinha conhecimento disso, mas não conseguia deter muito bem.

Como não deu certo o plano cruzado, ele lançou o plano cruzado 2, que objetivava reajustar os preços daquela tabelinha, ele também aumentou os impostos para aumentar o lucro do governo e criou o gatilho salarial: quando a inflação subia, o salário também subia, cerca de 20%. Mas a inflação aumentava não só por causa da economia, mas também pelos reajustes preventivos que as pessoas faziam. As pessoas compravam um produto e quando parcelavam, o vendedor aumentava o preço das parcelas futuras por ter o imaginário de que a inflação subiria. Com isso a inflação chegou a um nível descontrolado. Entre 1989 e 1990, a inflação acumulada em um ano, chegou a 2.751%. A economia estava desastrosa, o Sarney tinha tentado ajudar, mas já estava no final do mandato dele (naquela época não havia reeleição) então ele tentou deixar tudo nos trilhos para o próximo governador.

Cultura

Rock In Rio: é o maior festival de música da américa latina. Foi realizado pela primeira vez em 1985, no Brasil (mais especificamente, Rio de Janeiro), mas que desde 2004 ocorre em outros países, como Portugal, Espanha e Estados Unidos. Na primeira vez, o Rock In Rio durou 10 dias e compareceram cerca de 1 milhão e 380 mil pessoas. Se apresentaram Queen, B-52’s, Ozzy Osbourne, Nina Hagen, Paralamas do Sucesso e Rod Stewart, Kid Abelha, AC/DC, Barão Vermelho, Cazuza (que falou sobre um “Brasil novo”, entre outros. Esse festival já teve 18 edições desde sua criação.

MÚSICAS (Álbum do Cazuza)

Ideologia

Nessa música, Cazuza critica a política do país, mostrando o quanto estava insatisfeito e irritado por todas as mentiras do partido. Ele dizia que era uma música amarga, pois as pessoas realmente acreditavam que o Brasil iria mudar. Mas que continuou igual. O artista ficava contra a burguesia da época, ele menciona que nasceu no berço da sociedade cultural e endinheirada carioca, mas depois voltou a frequentar festas dos mais ricos. Além da crítica contra os partidos políticos, ele se mostra também intrigado com a queda da ditadura militar. Essa foi a primeira música onde ele menciona que a doença (AIDS) mexeu com a sua vida. No trecho “meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder” Cazuza diz que todas as suas inspirações acabaram se entregando às drogas e as pessoas que ele não gostava, estavam no poder. Já no refrão, o artista mostra que estava confuso, pois havia percebido que toda aquela ideologia de sexo e drogas não era certa. Ele tenta encontrar outro estilo de vida.

Todo amor que houver nessa vida

Descreve cenas e anseios do romance secreto vivido por Cazuza e Frejat. Revela que nos momentos que os dois não estão juntos, surge o tédio e esse momento de lembranças é a causa das maiores inspirações deles.

Codinome Beija-Flor

Na primeira estrofe, o artista nos mostra que não acreditou no perdão, pedindo para a amada não mentir em relação à isso. Sugere ficarem amigos, sem rancor, mas que a emoção toda acabou. Faz entender que toda a educação da moça era fingimento, que o relacionamento tinha acontecido com outras intenções. Ele dá o codinome beija-flor porque é um animal que suga o mel (néctar) das flores, sem dar prioridade ou atenção especial a uma específica, e que depois simplesmente vai embora.    Durante toda a música Cazuza fala, mesmo que de forma implícita, sobre o seu erro e o erro dessa menina. Se dá por entender que foi muito grave, por isso que ele protege o "nome por amor". 

  Na parte: "Que só eu que podia Dentro da tua orelha fria Dizer segredos de liquidificador", lembra que apenas ele podia contar segredos barulhentos, loucos, coisas misturadas e juntas. 

  Já no final, mostra que aquela pessoa da qual foi apaixonado sofria muito, que se guardava para fugir de confusões. A forma que fazia isso era sonhando acordada. Ainda nessa parte, Cazuza comenta que, como a moça se preservava demais, acabava estragando todo o lado bom do amor.

Só as mães são felizes

Nessa música o que ele quis dizer com a letra é sobre você viver os dois lados da vida, tanto a burguesia quanto a realidade das ruas. São coisas que acontecem com todo mundo em uma determinada fase da vida. Todo mundo já quis ver a face de Deus e todo mundo já parou um momento para prestar atenção no que acontece ao seu redor. Cazuza era um grande observador da vida e da realidade, todo mundo já traiu seu melhor amigo e ouviu músicas que ninguém entende.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com