TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria: O Anticomunismo em Jornais brasileiros. Um Estudo de Caso dos periódicos Porto-alegrenses, CORREIO DO POVO, DIÁRIO DE NOTÍCIAS E ÚLTIMA HORA, acerca do episódio Histórico - Invasão da Baía dos Porcos em Abril de 1961 e seus posteriore

Por:   •  19/9/2019  •  Artigo  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ASSIS

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

Guerra Fria: O Anticomunismo em Jornais brasileiros. Um Estudo de Caso dos periódicos Porto-alegrenses, CORREIO DO POVO, DIÁRIO DE NOTÍCIAS E ÚLTIMA HORA,   acerca do episódio Histórico - Invasão da Baía dos Porcos em Abril de 1961 e seus posteriores desdobramentos.

Docente: Paulo Cesar Gonçalves

Discentes: Andrew Thiago de Oliveira Campos

Camila Gazolla

Najilah  Ramos Jacob

ASSIS/2018

       Esse trabalho, que tem como fonte a tese de doutorado, da doutora Maristel Pereira Nogueira, pela PUC Rio Grande do Sul, analisa o anticomunismo difundido pela imprensa de Porto Alegre no início da década de sessenta. Tem como base três jornais; Correio do Povo, o Diário de Notícias e o Última Hora (o único com tendência mais a esquerda, que tinha como principal característica buscar sempre a verdade e ter uma postura menos radical). Esse trabalho mostra o posicionamento dos jornais, diante o comunismo, em matérias que noticiavam por exemplo o impasse entre Cuba, Estados Unidos e a então União Soviética. É necessário para esse trabalho, compreender as questões envolvendo as potências mundiais geradas pela Guerra Fria, que teve seu início em 1945, pós Segunda Guerra Mundial, e seu fim com a extinção da União Soviética, em 1991. É a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégias e conflitos indiretos entre EUA e URRS, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Os americanos exclusivamente, por quatro anos detiveram a bomba, até que a União Soviética também desenvolve a sua. Era grande o medo da ameaça nuclear, levando o planeta a uma guerra total.

         A União Soviética, em 1949 acelera seu desenvolvimento científico, se igualando aos Estados Unidos nas questões bélicas. Sendo assim, essa igualdade bélica no campo nuclear, se mantem dentro dos limites aceitáveis para a guerra não explodir de vez. A Guerra Fria não ficou apenas entre EUA e URRS, Cuba que havia a pouco rompido com anos de dominação norte americana na Ilha, e que tinha instaurado um Regime Socialista na América, se alinhando aos ideias soviéticos, causa um verdadeiro temos nós Estados Unidos, que imediatamente envia para Cuba um contingente de exilados cubanos contrários a Fidel Castro, treinados e organizados pela CIA, para repor o governo socialista e combater o anticomunismo. Esse é um dos episódios mais notórios da guerra e fica conhecido como A Invasão da Baía dos Porcos, que foi uma operação fracassada. Isso ocorre devido ao equipamento e treinamento do exército cubano, financiado pela URSS e acabaram vencendo os exilados em um período de três dias. Esse confronto acirrou ainda mais o relacionamento ruim entre Cuba e Estados Unidos e teve como consequência, a Crise dos Mísseis. A Crise dos Mísseis teve início em 1962 e durou aproximadamente duas semanas. Foi o episódio de maior tensão da Guerra Fria. É um impasse entre as duas maiores potências, devido a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha. Cuba para alguns estudiosos era apenas uma "peça" nesse jogo político entre Estados Unidos e União Soviética. Em 16 de outubro do mesmo ano, fotos aéreas do avião espião americano, captura fotos de mísseis em uma base para lançamentos em Cuba. No dia 22 de outubro, o então presidente Kennedy, informa a nação americana sobre a instalação dos mísseis em Cuba pelos soviéticos e, que em decorrência disso, uma quarentena foi imposta a Ilha. Todos os navios com destino a Cuba seriam interceptados e controlados pela Marinha Americana. Um momento crucial dos rumos da tensão entre as duas potências foi a aproximação de uma frota naval soviética aos navios americanos, que faziam o bloqueio à ilha. Diante do crescimento da tensão, Nikita Khrushchev, dispôs-se a retirar os mísseis de Cuba em troca da promessa de Kennedy, de que os Estados Unidos não invadiram Cuba. Secretamente, o governo norteamericano se comprometeu ainda, a retirar mísseis que haviam instalado na Turquia, fronteira com a URSS, em junho de 1961. Os países chegaram ao acordo que colocou fim a Crise dos Mísseis em 28 de outubro de 1962.

Estudo de Caso

        Com o intuito de identificar o anticomunismo na imprensa escrita brasileira, durante o início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, período este que de fato esteve ameaçado por um eminente enfrentamento direto entre as superpotências ideologicamente opostas, como evidenciado pelo episódio Crise dos Misseis, ocorrido em solo cubano no ano de 1962 ,  foi  proposto pela autora,  uma análise das notícias vinculadas nos periódicos Porto-Alegrenses  no momento histórico  dos seguintes episódios  Invasão a Baia dos Porcos, abril de 1961 e o já mencionada Crise dos Misseis em 1962. Sendo selecionados  como objeto de estudo 3 jornais  da capital Gaúcha, Correio do Povo, Diário de Notícias e Ultima Hora. A escolha se deu por critérios técnicos. O primeiro, Correio do Povo e o diário mais antigo da cidade de Porto Alegre fundado ainda durante o século XIX, sendo a epóca dos fatos o jornal com maior circulação. Lido segundo pesquisa Ibope por mais de 50% da população local.  Enquanto o Diário de notícias era o vice lider em circulação, Por fim o Ultima Hora, jornal com sede na cidade do Rio de Janeiro, mas com circulação no Rio Grande do Sul através de sua capital, era apenas o quinto em circulação entretanto como o 3° veículo de maior circulação impressa era o  Jornal do dia, declaradamente anticomunista devido a sua ligação com a Igreja Católica e o 4°  Folha da Tarde, era editorialmente ligado ao Correio do Povo. Tão investigação ficaria injustificável. Para este trabalho limitamos em analisar conforme será descrito em apresentação prática em sala de aula, apenas as notícias veiculadas em sintonia aos fatos do episódio contrarrevolucionário Invasão da Baia dos Porcos, em Abril de 1962 e noticiados por esses entre 18 e 20 do mesmo mês.

 IMPRENSA:

Falar de jornais e de público leitor no Brasil da década de 60, é falar de uma elite. O Brasil é um país que cresceu muito rapidamente, contudo, ainda tinha um índice de analfabetismo bastante elevado. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, o analfabetismo no Rio Grande do Sul em 1960 era de 24,91%. Se compararmos com os demais estados, o Rio Grande do Sul era um dos que possuíam o menor índice de analfabetismo, contudo era quase um quarto da população que não sabia ler nem escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (291.5 Kb)   docx (197.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com