TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a UniãoSoviética

Artigo: Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a UniãoSoviética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Artigo  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora !www.vestibular1.com.br

Guerra Fria

Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a UniãoSoviética. Não houve um conflito militar direto entre as duassuperpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas ediplomáticas.

ANTECEDENTESOs Estados Unidos intervieram nos conflitos internos russos e até 1933não reconheceram o Estado soviético. Embora aliados contra aAlemanha nazista, a aliança se desfez após a vitória sobre a própriaAlemanha, por causa de insuperáveis diferenças ideológicas.

Os diferentes interesses pós-1945 levaram a suspeitas e hostilidadesmútuas em meio a uma rivalidade crescente fundamentada naideologia. Alguns historiadores, invocando a geopolítica e outras razões,argumentam que as relações entre os poderes durante a Guerra Frianão eram piores do que as existentes em outras épocas. Entretanto, anatureza ideológica da luta e a ameaça de um holocausto nuclearcolaboraram para esconder as tensões políticas que ressurgiram emvárias partes do mundo, uma vez que a antiga forma de organização erelacionamento entre os países havia sido modificada. Paradoxalmente,a Guerra Fria assegurou a paz militar na Europa durante quase 50 anos.

MANOBRAS E CONTRAMANOBRASEm 1948, Truman lançou o Plano Marshall para a reconstrução daEuropa Central e Ocidental, propondo a criação de uma aliança militarque seria a chamada Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).No ano seguinte, os soviéticos conseguiram a bomba atômica e naslutas civis chinesas foram vencedores os comunistas que se aliaram aStalin. Na Guerra da Coréia (1950-1953), enfrentaram-se o regimecomunista do Norte e o pró-ocidental do Sul. As tensões da Guerra Friaforam reativadas no final da década de 1950, quando ambos os ladoscomeçaram a desenvolver projetos para a construção de mísseisbalísticos intercontinentais. A União Soviética tentou proteger aAlemanha Oriental comunista de uma fuga da população para oOcidente ao construir o Muro de Berlim em 1961. Cada superpotênciatambém tentava influenciar as nações emergentes da Ásia, da África, doOriente Médio e da América Latina. Em 1962, surgiu uma grave crisequando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) instalou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com